Cursos técnicos e superiores

Vagas para Transferências, Reingresso e Ingresso

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/04/2016 17h18, última modificação 03/05/2016 11h07
Inscrições para Transferências Interna e Externa, Reingresso de Alunos Evadidos e Ingresso de Portadores de Diploma estarão abertas de 02 a 06 de maio de 2016, nos campi ofertantes de vagas.
Banner Edital

Os interessados deverão estar atentos aos editais, que são voltados para públicos específicos: a Transferência Externa é para aquele estudante que faz curso de graduação em outra instituição e deseja ingressar no IFFluminense; o Reingresso é para quem está em situação de aluno “evadido” no Instituto, seja em curso técnico ou superior, e quer retomar os estudos; o Ingresso de Portadores de Diploma é para qualquer pessoa que já tenha curso superior e deseja fazer um outro curso; já a Transferência Interna é para estudantes regularmente matriculados no Instituto que queiram mudar de curso ou campus.

Ao todo, são ofertadas 1103 vagas nos campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Cabo Frio. As inscrições serão realizadas nas unidades ofertantes de vagas, no período de 02 a 06 de maio de 2016, mediante apresentação da documentação exigida.

Transferência Externa

O Processo Seletivo de Transferência Externa 2016/1º semestre destina-se aos estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2016, em cursos de graduação de outras instituições de ensino superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação, que tenham interesse em transferência para cursos de graduação do IFFluminense.

São oferecidas 238 vagas, distribuídas em diversos cursos, conforme apresentado no EDITAL nº 77/2016, nos campi Campos Centro, Campos Guarus, Cabo Frio, Macaé e Itaperuna.

Para este processo seletivo, o candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 20,00, por meio de GRU Simples.

Ingresso de Portadores de Diploma

O Processo Seletivo destina-se a candidatos que já tenham concluído curso superior e sejam portadores de diploma de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, e que tenham interesse em ingressar nos cursos de graduação do IFFluminense, no 1.º semestre de 2016.

São oferecidas 61 vagas em cursos dos campi Cabo Frio, Campos Centro, Itaperuna, Macaé e Campos Guarus, conforme apresentado no EDITAL nº 75/2016, retificado pelo EDITAL n° 82/2016.

Para esta seleção é cobrada uma taxa no valor de R$20,00, a ser paga por meio de GRU Simples, e que o candidato deverá apresentar no ato de inscrição.

Reingresso em Cursos Superiores

Esta seleção é destinada a estudantes do ensino superior do IFFluminense com matrícula na situação de “evasão” no decorrer do curso. São ofertadas 150 vagas nos campi Cabo Frio, Campos Centro, Itaperuna, Macaé e Campos Guarus, para o 1º semestre de 2016.

O reingresso se dará a partir do segundo período e estará condicionado à existência de vagas para o período no qual o candidato se enquadrar, após análise de aproveitamento de estudos por parte da coordenação do curso.

Será considerada evasão antes da conclusão do curso para fins deste processo seletivo, uma das seguintes situações previstas na regulamentação didático-pedagógica do Instituto: a) não renovação da matrícula em um determinado período letivo, observadas as normas e rotinas previstas, bem como os prazos pré-fixados em Calendário Acadêmico; b) não reabertura de matrícula no prazo pré-fixado em Calendário Acadêmico, estando o estudante sob os benefícios do trancamento de matrícula; c) frequência inferior a 25% no período letivo.

Todas as informações estão disponíveis no EDITAL nº 78/2016, retificado pelo EDITAL nº 94/2016.

Reingresso em Cursos Técnicos

O Processo Seletivo é destinado a estudantes dos cursos técnicos de nível médio do IFFluminense em situação de “evasão”, há, no máximo, cinco anos, que queiram reabrir sua matrícula. São 505 vagas para diversos cursos nos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

O reingresso está condicionado à existência de vagas para o período no qual o candidato se enquadrar, após análise de aproveitamento de estudos por parte da coordenação do curso, conforme especificado no EDITAL nº 79/2016. Confira AQUI o edital nº 91/2016, que retifica o edital nº 79/2016.

Poderão candidatar-se os estudantes que se identificam com alguma das seguintes situações previstas na regulamentação didático-pedagógica: a) não renovação da matrícula em um determinado período letivo, observadas as normas e rotinas previstas, bem como os prazos pré-fixados em Calendário Acadêmico; b) não reabertura de matrícula no prazo pré-fixado em Calendário Acadêmico, estando o estudante sob os benefícios do trancamento de matrícula; c) frequência inferior a 25% no período letivo.

Transferência Interna

O Processo Seletivo de Transferência Interna 2016/1º semestre destina-se aos estudantes de cursos de graduação do IFFluminense que tenham interesse em transferência entre cursos ou transferência entre os campi do Instituto.

São oferecidas 149 vagas para transferência de curso, conforme descrito no EDITAL nº 76/2016. As vagas são para os campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

Comunicação Social da Reitoria