CAMPUS CAMPOS GUARUS

Ensino, Pesquisa e Extensão

Palestra sobre planejamento e gerenciamento de projetos marca início do III Conepe

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/10/2016 15h27, última modificação 25/10/2016 15h40
O evento, que reúne Ensino, Pesquisa e Extensão, segue até próxima quinta-feira, 27 de outubro, no Campus Campos Guarus com diversas atividades envolvendo servidores, estudantes e comunidade externa.

Mesa de abertura do III Conepe. Da esquerda para a direita: Diego Santanna, Diego Sales, Gustavo Lopes, Christiano Leal e Monique Freitas.

O III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe 2016) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus começou nesta segunda-feira, 24, e segue até o dia 27 de outubro de 2016, com o tema “Soluções inteligentes para um cenário de mudanças”.

A programação envolve diversas atividades, tais como palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, visitas técnicas e apresentação de trabalhos orais, de banners e de projetos práticos. Neste ano, o evento recebeu 370 trabalhos acadêmicos de diversas regiões do Brasil e cerca de 2000 inscritos, incluindo a comunidade externa e também a comunidade de todos os campi do Instituto.

Para a solenidade de abertura, compuseram a mesa oficial o diretor-geral do Campus Guarus, Christiano Leal; o diretor de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas, Gustavo Lopes, representando o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo; o presidente do III Conepe, Diego Sales; a diretora de Ensino, Monique Freitas; e o diretor de Pesquisa e Extensão, Diego Santanna.

O presidente do Conepe destacou que sabia que a missão de organizar o evento seria difícil pelo atual momento da economia e da educação, “mas juntos conseguimos superar todos os obstáculos”. Ele agradeceu a todos os servidores e estudantes que apoiaram a organização. “É muito gratificante ver toda a equipe trabalhando unida em prol da ciência e da educação”, ressaltou Diego Sales.

Gustavo Lopes relembrou que o Campus Guarus completa 10 anos, cumprindo a sua missão e seu propósito de ser uma instituição inclusiva, que mostra, por meio do Conepe, a sua pujança e a excelência de suas ações apresentando à sociedade tudo o que o Instituto produz. Gustavo também relembrou o momento difícil pelo qual passa a Educação e fez uma defesa em prol do projeto dos Institutos Federais. “A melhor resposta que a gente pode dar para as ameaças e os riscos é o nosso trabalho, a nossa realização, como a gente é capaz de incluir e atender em um cenário tão adverso”, destacou.

O diretor-geral do campus deu as boas-vindas aos participantes e desejou que seja um momento de muita aprendizagem. Também refletindo sobre as incertezas políticas e econômicas do país, pela possibilidade de perdas e retrocessos, enfatizou que o campus faz parte de uma Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que representa uma conquista, um bem pertencente à sociedade. “Aqui se constrói uma educação emancipadora, que liberta. Tenho convicção de que, em nossa Rede Pública de Educação, o dinheiro de nossos impostos e o suor dos trabalhadores do país são devolvidos à sociedade de uma maneira nobre e engrandecedora – destacou - Esse evento que agora se inicia é um breve vislumbre do trabalho que é realizado aqui diariamente”, falou Christiano.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Júlio César da Silva Manhães, que falou para uma plateia repleta de estudantes. O tema escolhido foi “A importância do foco no planejamento e gerenciamento intensivo de projetos prioritários num cenário de crise econômica”, que abordou a importância do planejamento e do gerenciamento de projetos em organizações.

Júlio apresentou conceitos de planejamento, de projeto e de gerenciamento de projetos. Falou ainda de ferramentas de planejamento, como o Canvas, de certificações e exemplificou suas explicações por meio de dois estudos de caso envolvendo plataformas de petróleo.

“O planejamento é importantíssimo. Se não evita problemas, contribui para minimizá-los como, por exemplo, não entregar o projeto no prazo, utilizar recursos acima do esperado ou não agradar o cliente. Ele contribui para a eficácia dos resultados esperados”, enfatizou.

Após a palestra, ocorreram coquetel e a apresentação cultural de Mariana Soares e Banda.

Confira a programação completa AQUI.

Comunicação Social da Reitoria