Avaliação Institucional

Estudantes e servidores podem contribuir para melhorias no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/03/2020 11h12, última modificação 03/03/2021 18h01
Questionário da Avaliação Institucional 2019 poderá ser respondido de 06 a 29 de março de 2020, no Suap.
Estudantes e servidores podem contribuir para melhorias no IFF

Participação de estudantes e servidores na autoavaliação contribuirá para melhorias na instituição (Foto: Mayhara Barcelos)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal Fluminense iniciou o Processo de Autoavaliação Institucional 2019, uma oportunidade que servidores e estudantes de todos os cursos do IFF têm de expressarem suas opiniões, contribuindo para que a instituição tenha uma visão geral de suas falhas, acertos e potencialidades, com o objetivo de promover ações de melhoria.

O questionário da avaliação institucional estará disponível no período de 06 a 29 de março, no Suap, no endereço eletrônico suap.iff.edu.br, para contribuições de estudantes e servidores.

No caso dos servidores, para acessar o questionário basta clicar na área Fique Atento! (quadro amarelo) localizada na página principal. Já os estudantes devem acessar o Suap AQUI, e preencher seu número de matrícula e data de nascimento para acessar a pesquisa.

O presidente da CPA, Wagner Bretas, pontua que a equipe da Comissão, formada por representantes de estudantes, professores e técnico-administrativos da Reitoria e de todos os campi do IFF, elaborou um questionário simples e sucinto. “O questionário perpassa todas as dimensões da instituição, desde a parte de infraestrutura, de gestão, relacionamento dentro dos setores e a comunicação, entre outros. Em menos de cinco minutos, o servidor tem a oportunidade de avaliar tudo isso de uma vez só, pautando os gestores sobre o que está bem e o que precisa ser melhorado na instituição”, ressalta.

"Quanto melhor for a instituição, mais valor terá o seu diploma. Com a autoavaliação, o estudante está contribuindo para sua própria carreira" -   Wagner Bretas.

Wagner também destaca a importância da participação dos estudantes nesse processo. “Os alunos são o motivo de ser da instituição e a opinião deles é muito importante”, afirma o presidente da CPA, ressaltando que as melhorias institucionais também contribuem para a formação do aluno e para a valorização do seu diploma no mercado de trabalho.

“Quanto melhor for a instituição, mais valor terá o seu diploma. Com a autoavaliação, o estudante está contribuindo para sua própria carreira, para ter uma instituição cada vez melhor e para quando ele se formar, ter um diploma de maior valor no mercado”, ressalta Wagner, acrescentando que a participação na autoavaliação também é um exercício de cidadania e faz parte do processo de ensino e aprendizagem. “A gente quer formar um profissional completo, que tenha competências técnicas, mas que também tenha uma visão crítica de mundo, e esse exercício de cidadania também é um aprendizado para a vida do estudante”, destaca.

Os resultados da avaliação institucional serão tabulados, analisados e divulgados pela CPA para a comunidade e para os gestores do IFF. “O gestor terá na mão um raio x total da instituição para uma gestão mais estratégica”, finaliza Wagner.

Em caso de dúvidas e informações sobre a avaliação, entre em contato com a Comissão pelo e-mail comissao.cpa@iff.edu.br.

Para conferir os relatórios da avaliação institucional dos anos anteriores, acesse AQUI.