Notícias

Servidor

IFF aprova Política de Qualidade de Vida no Trabalho

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/03/2021 18h27, última modificação 30/05/2022 16h43
Em entrevista, a diretora da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do IFF conta como foi o processo de construção e os próximos passos para efetivar a política na prática.
IFF aprova Política de Qualidade de Vida no Trabalho

Para implementar a Política, está sendo elaborado o Programa de QVT do IFFluminense (Arte: Bruno Leite).

 A Política de Qualidade de Vida no Trabalho do Instituto Federal Fluminense (QVT) foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup) em dezembro de 2020. O documento reúne conceitos, princípios e diretrizes que visam nortear as ações para promover o bem-estar no ambiente de trabalho.

 Como parte da construção desta Política, os servidores do Instituto foram ouvidos por meio de uma pesquisa realizada em abril de 2019. “Foram cinco as dimensões analisadas, seguindo a metodologia de FERREIRA (2011): organização do trabalho; elo trabalho e vida social; relações socioprofissionais de trabalho; reconhecimento e crescimento profissional; e condições de trabalho”, explica Tais Castro, diretora da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, acrescentando que os resultados serviram de base para a elaboração do documento final.

 Em entrevista à Diretoria de Comunicação, Taís explica como foi a elaboração da Política e os próximos passos para efetivá-la na prática. 

Dircom: Como foi o processo de construção da Política de Qualidade de Vida no Trabalho do IFF?

Taís: A política de QVT do IFF foi construída por uma comissão multidisciplinar nomeada pela Portaria Nº 1995, de 2 de dezembro de 2019, a partir das percepções dos próprios servidores sobre sua Qualidade de Vida no Trabalho com a aplicação de um instrumento de avaliação (IA_QVT) durante o mês de abril (2019), com base na metodologia de Ferreira (2011). A pesquisa contou com a contribuição de 673 servidores e deu origem ao Relatório de pesquisa institucional sobre qualidade de vida no trabalho na perspectiva dos servidores do Instituto.

Dircom: Quais os principais pontos que você pode destacar no texto do documento?

Taís: A Política reúne conceitos, princípios e diretrizes que visam nortear as ações para promover o bem-estar no ambiente de trabalho de forma preventiva e amenizar as possíveis causas de mal-estar laborais.

Dircom: Por que esta política é importante para o servidor? 

Taís: A publicação da Política é importante porque torna oficial a intenção de nossa instituição de apoiar, orientar e disseminar projetos e ações em todas as unidades do IFF com base numa concepção ampla de QVT que valoriza as diversas dimensões da relação do servidor com seu trabalho, tais como: organização, condições do trabalho, relações socioprofissionais e reconhecimento profissional.

Dircom: Como o que está posto no documento se transformará em ações efetivas no cotidiano do servidor?

Taís: A Política é um documento amplo e norteador que traz os conceitos e dimensões do que se entende por qualidade de vida no trabalho em nossa instituição. Para sua implementação, está em fase de elaboração pela comissão multidisciplinar que elaborou a política, o Programa de QVT do IFFluminense que irá direcionar a construção e execução efetiva dos projetos de qualidade de vida no trabalho pelas unidades do IFF. A previsão é de que a minuta seja encaminhada para aprovação do Consup até julho deste ano.