Notícias

Pós-graduação

Prazo Final de Inscrições para o Mestrado em Ensino de Física do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/03/2017 15h29, última modificação 17/03/2017 15h49
Até o dia 21 de março, professores podem se inscrever para uma das 10 vagas do Mestrado em Ensino de Física do IFFluminense.
Prazo Final de inscrições para o Mestrado em Ensino de Física

 As inscrições para o processo seletivo de ingresso no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), estarão abertas até o dia 21 de março de 2017. Os interessados deverão se inscrever conforme orientações do Edital de Seleção Nº 01/2017, disponível no site da SBF em http://www1.fisica.org.br/mnpef/, mediante o preenchimento de formulário online e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$60,00.

 O Instituto Federal Fluminense é um dos polos ofertantes e disponibiliza 10 vagas em Campos dos Goytacazes-RJ. Poderão participar do processo de seleção os professores que estejam em efetivo exercício de docência em Física na Educação Básica ou Superior ou em Ciências no nível fundamental, e sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação ou estudantes do último semestre desses cursos.

 O processo seletivo de ingresso no MNPEF (primeira e segunda etapa) será realizado nas dependências do IFFluminense Campus Campos Centro e será composto por uma Prova Escrita Nacional e uma Prova de Defesa de Memorial. O candidato irá concorrer a uma das vagas disponíveis, de acordo com as normas do Edital Complementar N.º 27/2017.

 Sobre o curso: a estrutura curricular do mestrado inclui disciplinas obrigatórias (300 horas de aula), disciplinas eletivas (120 horas de aula), prática docente supervisionada (60 horas de aula) e dissertação de mestrado. E, a cada ano, uma única turma é aberta. As atividades presenciais são concentradas em dois dias da semana e ocorrem no IFFluminense Campus Centro.

 O polo IFFluminense do MNPEF tem por objetivo capacitar, em nível de mestrado, professores de Física da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula com ênfase nos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos e no desenvolvimento de métodos, materiais didáticos e práticas pedagógicas para o ensino de Física. Pretende atender a uma demanda crescente na região, que poderá trazer contribuições importantes à melhoria da educação básica do município, criando condições para o intercâmbio de saberes no âmbito da formação docente e gerando, em consequência, a elevação da qualidade profissional.