Lançamento do processo de construção do PDI do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/09/2016 12h23, última modificação 06/09/2016 10h29
O evento de lançamento do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto será realizado no dia 16 de setembro, no Campus Campos Guarus.
Lançamento do processo de construção do PDI do IFFluminense

O evento será realizado no dia 16 de setembro, às 13h30min, no Campus Campos Guarus.

O lançamento do início do processo de construção do PDI, marcado para as 13h30min, no auditório Roberto Jorge de Faria, no Campus Campos Guarus, com a apresentação da Orquestra de Violões do IFFluminense, será aberto pelo reitor Jefferson Manhães. O evento contará com a participação de gestores e é aberto a toda a comunidade do Instituto.

A programação terá palestras do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Andrei Cavalheiro, e do pró-reitor de Planejamento da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Antônio Roberto Coelho Serra, que falarão sobre a experiência de construção do PDI em suas instituições.

Após as palestras, haverá apresentação da esquete “A Família Perfeita”, do Grupo de Teatro, formado por alunos do Campus Campos Centro, sob a direção da professora Mônica Mesquita.

Em seguida, o diretor de Planejamento Estratégico do IFFluminense, Carlos Artur Arêas, apresentará o plano de trabalho para elaboração do PDI, que terá como sua 1ª etapa a construção do Planejamento Estratégico do Instituto. “Estamos lançando uma forma diferente de planejar a escola. Construir o PDI e acompanhar o desenvolvimento dele é a parte central do planejamento, que é uma ação contínua”, ressalta Carlos Artur.

PDI – o Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento oficial, exigido pelo Ministério da Educação (MEC), que caracteriza a identidade institucional, definindo sua missão, planejamento estratégico, diretrizes e políticas para o crescimento e alcance dos objetivos da instituição para um período de cinco anos.

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Luiz Boynard, a construção do PDI envolverá toda a comunidade do Instituto. “Esse planejamento será tão ou mais eficiente se ele for objeto de uma construção coletiva. A expectativa é de que cerca de mil pessoas sejam envolvidas neste processo”, afirma Boynard.

Comunicação Social da Reitoria