Notícias

Tecnologia

Maratona de inovação está com inscrições abertas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/09/2020 16h14, última modificação 24/09/2020 15h33
Podem participar alunos de ensino médio, técnico e superior de qualquer área de conhecimento. Evento será online e gratuito.
Maratona de inovação está com inscrições abertas

Evento estimula o uso da tecnologia para desenvolver soluções para problemas reais da sociedade (Arte oficial do evento adaptada).

 O Hacking.Rio, maratona de 48 horas seguidas de educação e cultura digital, será realizado de 09 a 11 de outubro por meio de uma nova plataforma própria online, com salas virtuais, desenvolvida para a terceira edição do evento.

 Podem participar alunos de ensino médio, técnico e superior de qualquer área de conhecimento e de todos os países do mundo, principalmente os de língua portuguesa, como Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Macau, inclusive aqueles que não possuem grande familiaridade com tecnologia.

 Este ano, o evento contará com duas categorias: equipes Standards (iniciantes) e Masters, desenvolvedores, programadores, coders, designers, cientistas de dados e outros especialistas que já são experientes e considerados os melhores do mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas individualmente ou em equipe de três a cinco pessoas, por meio do site: https://hackingrio.com/, até o dia 02 de outubro.

 Os participantes terão acesso a mentorias e conteúdos educacionais exclusivos para se aperfeiçoarem até a entrega de um Mínimo Produto Viável (MPV). Serão 15 clusters* simultâneos de diferentes setores ou temáticas, voltados para buscar soluções simples para desafios reais enfrentados pela sociedade em áreas como: cooperativismo, educação, empregabilidade, energia, logística, sustentabilidade, turismo, varejo, segurança, esportes e outros.

 Cada cluster terá ativadores, orientação de mentores técnicos, especialistas do respectivo segmento e uma banca de jurados. As equipes poderão se comunicar direto via chat ou vídeo, cada mentor pode ser solicitado nas salas disponíveis e todos os avisos e alertas de entregas dos check points poderão ser visualizados.

 Os participantes também terão acesso a webinários sobre assuntos como: modelagem de negócios, prototipagem rápida, design e ferramentas de marketing digital, growth hacking, programação para não programadores, dicas de códigos, cybersecurity e até um passo a passo para elaboração de um pitch de sucesso.

Desafios

 Durante os três dias de evento, as equipes deverão cumprir diversos desafios. Cada cluster será avaliado por uma banca de pelo menos cinco jurados especialistas, sendo, portanto, mais de 75 jurados. Entre eles, estão especialistas como Vinicius Mesquita, presidente Sescoop RJ; a data scientist e colunista do MIT Technology Review, Ana Carolina da Hora; Thiago Cardoso, diretor do Web Summit On The Road; Edmour Saiani, sócio-fundador da Ponto de Referência; Duda Magalhães, sócio e presidente da Dream Factory e vice-presidente da Dreamers Group; Fernanda Estrella, diretora de marketing do Rock in Rio; Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce e autor dos livros Bora Vender e Bora Varejo.

 Os desafios também estão relacionados ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esses objetivos organizam os grandes problemas sociais e ambientais do mundo como acesso a saneamento básico, redução da pobreza, fim da fome, energia para todos, equidade de gênero e educação e saúde.

Acesso à Internet

 Para garantir maior acessibilidade de uso de internet e fluxo de dados para os participantes durante o evento, independente de onde estejam morando nesse momento de distanciamento social, o Hacking.Rio firmou uma parceria com a rede de telefonia móvel TIM e, dessa maneira, os desenvolvedores terão “gasto zero”, ou seja, não precisarão gastar seu pacote de dados durante o uso da plataforma online. “Quando o Hacking.Rio era presencial, tínhamos uma estrutura gigante de internet e acesso de alta velocidade, agora que é online, queremos que todos em casa possam ter a mesma experiência de alto nível e explorar seu potencial ao máximo”, explica Lindália Junqueira, CEO e fundadora do Hacking.Rio.

Premiação

 A equipe vencedora de cada cluster terá uma premiação de R$5 mil reais, assim como o melhor mentor e melhor ativador, selecionados pelos próprios participantes. Ao final, as 15 equipes vencedoras concorrem também ao Prêmio Master, em que cada integrante da melhor equipe do Hacking.Rio 2020 receberá uma viagem para o Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo que acontecerá em dezembro, em Portugal. Ao todo, serão R$ 120 mil em prêmios.

 

Serviço:

Hacking.Rio 2020

Data: 9 a 11 de outubro

Inscrições: Até 02 de outubro, às 23h59min, no site: http://hackingrio.com

Outras informações: faleconosco@hackingrio.com

 (Fonte: Assessoria de Imprensa do HackingRio)

 

*ClustersNo campo da computação, o termo define uma arquitetura de sistema capaz de combinar vários computadores para trabalharem em conjunto ou pode denominar o grupo em si de computadores combinados.