Notícias

Carta da Vitória

Mobilização em defesa da Educação ocorre na próxima quinta-feira, 29 de setembro

por Comunicação social da Reitoria com Conif publicado 28/09/2016 15h06, última modificação 28/09/2016 15h06
A Mobilização em defesa da Educação Pública e dos Institutos Federais acontecerá no dia 29 de setembro em todo o país. Em Campos, o reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, fará a leitura da "Carta de Vitória: em defesa da educação pública e dos Institutos Federais", às 11h, no Auditório Miguel Ramalho, no Campus Campos Centro.
Mobilização da Rede Federal

 A 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) teve o seu encerramento marcado pelo posicionamento de reitores, pró-reitores e diretores-gerais acerca do atual contexto da educação brasileira. 

 Após a leitura da Carta, o reitor do IFFluminense, Jefferson Azevedo, pretende discutir com a comunidade as questões que ameaçam a educação pública brasileira, o projeto original dos IFs e a sustentabilidade das instituições. "A ideia é mobilizar a comunidade de cada campus em torno dos riscos que a educação do país está vivendo em relação à manutenção da Rede Federal quanto às Pecs existentes, medida provisória do ensino médio e a diminuição dos recursos para os institutos. Também pretendemos mobilizar os meios de comunicação para que divulguem nosso processo de luta", disse Jefferson. 

 A carta faz parte de um conjunto de estratégias pensadas para fortalecer a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e para explicitar à sociedade brasileira o posicionamento contrário às medidas nela pautadas. A "Carta de Vitória" deve ser usada como instrumento em um processo mais ampliado de mobilização que envolva os estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, parceiros institucionais, comunidades e lideranças dos territórios.

 No mês de novembro, durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2017 no Congresso Nacional, está prevista a Marcha de Brasília, com a presença dos diretores gerais, pró-reitores e reitores de toda a rede federal. A data será posteriormente definida, considerando o cronograma de apreciação do Ploa 2017 no Congresso. Precedendo à Marcha de Brasília, deverão ser articuladas ações junto às bancadas federais nos respectivos estados para que os parlamentares tenham conhecimento prévio das pautas.

 

Comunicação Social da Reitoria com Conif