Ação Educativa

Pró-reitoria de Ensino do IFF inicia projeto com transmissões online voltadas para os estudantes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/07/2020 16h17, última modificação 07/07/2020 13h54
Projeto [Com+Ciência] estreia nesta quarta-feira, dia 08, às 15h, no IFFTube. O primeiro tema será sobre Geografia.

Transmissão será realizada pelo IFF Tube (Arte: Bruno Leite)

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal Fluminense iniciará, nesta semana, uma série de transmissões online voltadas para estudantes de todos os cursos do IFF. O projeto [Com+Ciência] irá abordar, semanalmente, temáticas relacionadas a diferentes áreas do conhecimento como Matemática, História e Educação Física, entre outras, e sua relação com questões da atualidade.

A estreia do projeto acontecerá nesta quarta-feira, dia 08 de julho, às 15h, pelo IFFTube, e será sobre Geografia. Os palestrantes abordarão os Diálogos Geográficos em torno da Pandemia da Covid-19. Os participantes poderão enviar perguntas e comentários durante a transmissão. Apesar de ser destinado aos estudantes, o evento é aberto à participação de servidores e demais interessados pelo tema.

Mediado pelo professor e diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso da Proen, Marcelo Sarmento, o seminário virtual terá a participação dos seguintes professores de Geografia: Linovaldo Miranda Lemos e Philipe Braga André, do Campus Campos Centro; e Robson Santos Dias, do Campus Cabo Frio. (Confira abaixo os currículos resumidos)

"Como pano de fundo mais amplo está a tentativa de uma abordagem espacial dos fenômenos sociais que interessam, de forma mais próxima, à Geografia, mas que devem figurar como preocupações de toda a sociedade”, Linovaldo.

Linovaldo destaca que, durante a transmissão, serão discutidas questões contemporâneas brasileiras a partir e para além da pandemia. “Nosso entendimento é de que há problemas estruturais que antecedem à situação da Covid-19 e que foram, no mínimo, exacerbadas pela mesma, tais como: a desigualdade de renda que se reflete numa desigualdade de acesso a bens, serviços e aos direitos; o discurso sobre controle e segurança no limiar do desrespeito às garantias pessoais; e as desigualdades entre regiões e territórios”, afirma.

O professor acrescenta que "como pano de fundo mais amplo está a tentativa de uma abordagem espacial dos fenômenos sociais que interessam, de forma mais próxima, à Geografia, mas que devem figurar como preocupações de toda a sociedade”, ressalta.

Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, o projeto [Com+Ciência] permitirá que os professores dos diferentes campi do Instituto contextualizem as suas áreas de especialidade com o cenário desafiador da atualidade.

“Por meio desse compartilhamento, eles trarão os conhecimentos a partir de diferentes perspectivas, e isso terá um impacto muito grande na formação dos nossos estudantes. Fico feliz de perceber uma forma inovadora de organização dos nossos educadores na construção de um novo arranjo institucional, fazendo com que a gente possa, de fato, ter mais um projeto que trata do Instituto como um todo, com as suas grandes potencialidades, que não estão apenas em um local, um campus, ou um curso”, destaca o reitor.

Palestrantes
Marcelo Peçanha Sarmento: professor de Geografia, formado pelo IFF Campus Campos Centro, mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (Ucam), diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF desde 2016.
Linovaldo Miranda Lemos: professor de Geografia do IFF Campus Campos Centro, doutor em Geografia (UFRJ) e pós doutor em Geociências (Unicamp).
Philipe Braga André: professor de Geografia do IFF Campus Campos Centro, mestre em Geografia (UFF) e doutorando em Geografia (Ufes).
Robson Santos Dias: professor de Geografia do IFF Campus Cabo Frio, doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ).