Você está aqui: Página Inicial > Conheça o IFF > Apresentação

ConhecaoIFFluminense.jpg

Mapa-dos-Campi-Atualizado2.jpgIFFluminense e seu território

 No movimento de territorialização, o Instituto Federal Fluminense (IFF) encontra-se em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, com uma malha espacial que alcança 12 campi, além do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, da Unidade de Formação de Cordeiro e da Reitoria, reunindo 15.666 estudantes (Fonte: http://iffemnumeros.iff.edu.br/), 1.665 servidores ativos, sendo 713 Técnico-administrativos em Educação e 952 professores (Dados atualizados em junho/2020).

 Esse desenho tem como base os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Cambuci e Santo Antônio de Pádua na região Noroeste Fluminense; de Cordeiro na região Serrana; de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã e Macaé na região Norte Fluminense; na região das Baixadas Litorâneas, o de Cabo Frio; e os municípios de Itaboraí e Maricá na região Metropolitana.

 No movimento de ocupação deste território, o Instituto atua com oferta verticalizada, com a formação inicial e continuada, os Cursos Técnicos de Nível Médio; as Licenciaturas, os Cursos Superiores de Tecnologia e os Bacharelados, estendendo-se a oferta de formação até a pós-graduação lato stricto sensu.

 A interiorização do IFF merece registro importante na medida em que multiplicou oportunidades de acesso à educação de milhares de jovens e adultos, ampliando o direito ao conhecimento e ao trabalho, por meio da educação inicial e continuada de trabalhadores e da formação técnica de nível médio ou em nível superior, forçando mudanças estruturais na pirâmide social.

 Dentro desse cenário, o movimento de expansão e a interiorização do Instituto o coloca sempre diante da necessidade de um olhar revigorado por esses 'novos espaços', reafirmado por uma postura de coragem da Instituição de se antecipar no movimento social, não por ser blindada aos erros, mas pela certeza do raio de alcance das políticas educacionais.

 O endereço do IFF é o estado do Rio de Janeiro, que vem retomando sua dinâmica socioeconômica, caracterizada por uma desconcentração espacial, da capital em direção ao interior do estado. Essa malha espacial dos grandes investimentos do estado coincide, em parte, com a atuação territorial do Instituto. É fundamental pensar esse território tão heterogêneo, antecipar-se ao perceber as potencialidades e criar rotas de inclusão para jovens e adultos que buscam uma formação profissional e tecnológica e elevação de sua escolaridade.