Galeria de fotos do histórico

Fotos sobre a história do IFFluminense

A Escola de Aprendizes e Artífices foi criada em 1909, pelo presidente Nilo Peçanha, com o objetivo de proporcionar oportunidades de trabalho para jovens de classes menos favorecidas.

A Escola de Aprendizes e Artífices foi criada em 1909, pelo presidente Nilo Peçanha, com o objetivo de proporcionar oportunidades de trabalho para jovens de classes menos favorecidas.

Com a crescente industrialização do país, a necessidade de formação de profissionais para o mercado contribuiu para a transformação da Escola de Aprendizes e Artífices, de nível primário, em Escolas Industriais e Técnicas, com formação de nível médio e secundário.

Com a crescente industrialização do país, a necessidade de formação de profissionais para o mercado contribuiu para a transformação da Escola de Aprendizes e Artífices, de nível primário, em Escolas Industriais e Técnicas, com formação de nível médio e secundário.

Com o aumento da oferta de cursos, a escola obteve um novo terreno, onde hoje funciona o campus Campos Centro. As novas instalações da Escola Técnica Federal de Campos são inauguradas em março de 1968.

Com o aumento da oferta de cursos, a escola obteve um novo terreno, onde hoje funciona o campus Campos Centro. As novas instalações da Escola Técnica Federal de Campos são inauguradas em março de 1968.

Na década de 1970, a Escola Técnica Federal de Campos passa a oferecer Curso Técnico em Química, voltado para a indústria açucareira, uma das bases da economia local.

Na década de 1970, a Escola Técnica Federal de Campos passa a oferecer Curso Técnico em Química, voltado para a indústria açucareira, uma das bases da economia local.

A descoberta de campos de petróleo no litoral norte do estado foi um marco para o desenvolvimento regional. A Escola Técnica Federal de Campos foi fundamental para a formação de mão de obra para as empresas que operam na região.

A descoberta de campos de petróleo no litoral norte do estado foi um marco para o desenvolvimento regional. A Escola Técnica Federal de Campos foi fundamental para a formação de mão de obra para as empresas que operam na região.

Na década de 1990, as Escolas Técnicas Federais são transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet). Com a mudança, o Cefet Campos ganha sua primeira Unidade de Ensino Descentralizada (Uned), situada em Macaé.

Na década de 1990, as Escolas Técnicas Federais são transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet). Com a mudança, o Cefet Campos ganha sua primeira Unidade de Ensino Descentralizada (Uned), situada em Macaé.

A Uned Macaé simboliza um processo de expansão e transformação que aconteceria com o Cefet Campos nos anos seguintes.

A Uned Macaé simboliza um processo de expansão e transformação que aconteceria com o Cefet Campos nos anos seguintes.

Em 2002, o Cefet Campos conquista mais uma unidade de ensino. O Núcleo Avançado São João da Barra oferece, em diálogo com o desenvolvimento regional, cursos para a área de turismo e dá início ao Programa de Expansão do Sistema Cefet Campos.

Em 2002, o Cefet Campos conquista mais uma unidade de ensino. O Núcleo Avançado São João da Barra oferece, em diálogo com o desenvolvimento regional, cursos para a área de turismo e dá início ao Programa de Expansão do Sistema Cefet Campos.

Em continuidade ao Programa de Expansão, o Núcleo Avançado Quissamã é implantado em 2006, com o Curso Técnico em Eletrotécnica. Foto: Thiago Macedo.

Em continuidade ao Programa de Expansão, o Núcleo Avançado Quissamã é implantado em 2006, com o Curso Técnico em Eletrotécnica. Foto: Thiago Macedo.

Thiago Macedo

As atividades da unidade iniciaram em local provisório, funcionando dentro de uma Escola Municipal, enquanto a Prefeitura dava início às obras de construção da sede do campus.

As atividades da unidade iniciaram em local provisório, funcionando dentro de uma Escola Municipal, enquanto a Prefeitura dava início às obras de construção da sede do campus.

Em 2004, o Cefet Campos passou a ser Centro Universitário. Além do ensino médio e técnico, passou a oferecer cursos superiores e cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Em 2004, o Cefet Campos passou a ser Centro Universitário. Além do ensino médio e técnico, passou a oferecer cursos superiores e cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

A Uned Guarus foi a segunda Unidade de Ensino Descentralizada do Cefet Campos.

A Uned Guarus foi a segunda Unidade de Ensino Descentralizada do Cefet Campos.

A criação da Uned Guarus integrou o Plano de Expansão da Rede Federal de Ensino Profissionalizante. A cerimônia de inauguração da unidade contou com a participação de autoridades federais e estaduais da época, como o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação Fernando Haddad e o governador do Rio de Janeiro Ségio Cabral.

A criação da Uned Guarus integrou o Plano de Expansão da Rede Federal de Ensino Profissionalizante. A cerimônia de inauguração da unidade contou com a participação de autoridades federais e estaduais da época, como o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação Fernando Haddad e o governador do Rio de Janeiro Ségio Cabral.

Vinculada à Uned Guarus, a Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea) foi inaugurada no mesmo ano. Foto: Welliton Pacheco.

Vinculada à Uned Guarus, a Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea) foi inaugurada no mesmo ano. Foto: Welliton Pacheco.

Welliton Pacheco

A Upea foi criada com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão associadas ao sistema do Instituto, principalmente para as áreas de Engenharia Ambiental e Meio Ambiente.

A Upea foi criada com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão associadas ao sistema do Instituto, principalmente para as áreas de Engenharia Ambiental e Meio Ambiente.

A transformação do Cefet Campos em Instituto Federal Fluminense, no ano de 2009, marca um amplo processo de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica e do processo de interiorização de suas unidades.

A transformação do Cefet Campos em Instituto Federal Fluminense, no ano de 2009, marca um amplo processo de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica e do processo de interiorização de suas unidades.

Hugo Prates

O campus Cabo Frio é inaugurado nesse processo de expansão. A área de abrangência do IFFluminense estende-se para a região dos lagos.

O campus Cabo Frio é inaugurado nesse processo de expansão. A área de abrangência do IFFluminense estende-se para a região dos lagos.

Além do campus Cabo Frio, em 2009, também foi inaugurado o campus Itaperuna, levando a presença do IFFluminense à região noroeste.

Além do campus Cabo Frio, em 2009, também foi inaugurado o campus Itaperuna, levando a presença do IFFluminense à região noroeste.

Ainda em 2009, o Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB) foi incorporado ao Instituto como campus Bom Jesus do Itabapoana. Foto: Thiago Macedo.

Ainda em 2009, o Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB) foi incorporado ao Instituto como campus Bom Jesus do Itabapoana. Foto: Thiago Macedo.

Thiago Macedo

Em continuidade ao trabalho do CTAIBB, o campus Bom Jesus oferecia cursos voltados para áreas de Agropecuária e Agroindústria. Foto: Thiago Macedo.

Em continuidade ao trabalho do CTAIBB, o campus Bom Jesus oferecia cursos voltados para áreas de Agropecuária e Agroindústria. Foto: Thiago Macedo.

Thiago Macedo

Ainda dentro do processo de expansão, o Ministério da Educação autorizou a transformação do Núcleo Avançado Quissamã em campus Avançado Quissamã. Essa transformação garantiu à unidade mais autonomia administrativa e financeira para ampliar suas atividades no município.

Ainda dentro do processo de expansão, o Ministério da Educação autorizou a transformação do Núcleo Avançado Quissamã em campus Avançado Quissamã. Essa transformação garantiu à unidade mais autonomia administrativa e financeira para ampliar suas atividades no município.

Em 2010, o Núcleo Avançado São João da Barra também foi transformado em campus Avançado.

Em 2010, o Núcleo Avançado São João da Barra também foi transformado em campus Avançado.

Na sequência do crescimento exponencial do Instituto Federal Fluminense, foi implantado o campus Avançado Cambuci, unidade antes vinculada ao campus Bom Jesus do Itabapoana.

Na sequência do crescimento exponencial do Instituto Federal Fluminense, foi implantado o campus Avançado Cambuci, unidade antes vinculada ao campus Bom Jesus do Itabapoana.

Mauro de Souza

O campus Avançado Cambuci funciona na fazenda de Santo Antão e oferece cursos na área da Agropecuária e Recursos Naturais.

O campus Avançado Cambuci funciona na fazenda de Santo Antão e oferece cursos na área da Agropecuária e Recursos Naturais.

Mauro de Souza

O Centro de Referência do IFFluminense é um espaço para o desenvolvimento de ações relacionadas à educação profissional e tecnológica com o objetivo de ampliar os diálogos necessários à educação e tem como um de seus compromissos contribuir para a qualidade dos processos educacionais da região de atuação do Instituto.

O Centro de Referência do IFFluminense é um espaço para o desenvolvimento de ações relacionadas à educação profissional e tecnológica com o objetivo de ampliar os diálogos necessários à educação e tem como um de seus compromissos contribuir para a qualidade dos processos educacionais da região de atuação do Instituto.

Com o início das atividades em 2015, o campus Santo Antônio de Pádua trouxe a oferta de Cursos Técnicos por Eixos Tecnológicos, modelo conhecido como politecnia.

Com o início das atividades em 2015, o campus Santo Antônio de Pádua trouxe a oferta de Cursos Técnicos por Eixos Tecnológicos, modelo conhecido como politecnia.

Também conhecida como educação pelo trabalho, a politecnia consiste em um modelo de formação integral que visa superar a tradicional divisão entre trabalho intelectual e manual, desenvolvendo de forma integrada ambas habilidades.

Também conhecida como educação pelo trabalho, a politecnia consiste em um modelo de formação integral que visa superar a tradicional divisão entre trabalho intelectual e manual, desenvolvendo de forma integrada ambas habilidades.

Os campi Avançados São João da Barra e Cambuci também oferecem cursos por Eixo Tecnológico. Nessa proposta, os alunos cursam um ciclo básico e, então, optam por uma das habilitações ofertadas pelo campus no Eixo Tecnológico escolhido.

Os campi Avançados São João da Barra e Cambuci também oferecem cursos por Eixo Tecnológico. Nessa proposta, os alunos cursam um ciclo básico e, então, optam por uma das habilitações ofertadas pelo campus no Eixo Tecnológico escolhido.

Os Eixos Tecnológicos são definidos a partir de consultas à comunidade e estudos dos perfis socioeconômicos da região.

Os Eixos Tecnológicos são definidos a partir de consultas à comunidade e estudos dos perfis socioeconômicos da região.

Em 2011, o IFFluminense passou a oferecer cursos na metodologia a distância com ofertas exclusivas de curso pós-médio. Atualmente, o IFFluminense conta com 10 polos vinculados a diferentes campi da sua rede.

Em 2011, o IFFluminense passou a oferecer cursos na metodologia a distância com ofertas exclusivas de curso pós-médio. Atualmente, o IFFluminense conta com 10 polos vinculados a diferentes campi da sua rede.

Thiago Macedo

O campus Itaboraí, ainda em fase de implantação, expandiu a área de abrangência do Instituto para a região metropolitana do estado.

O campus Itaboraí, ainda em fase de implantação, expandiu a área de abrangência do Instituto para a região metropolitana do estado.

O campus Avançado Maricá, também localizado na região metropolitana, já está em funcionamento em sede provisória.

O campus Avançado Maricá, também localizado na região metropolitana, já está em funcionamento em sede provisória.

Fernando Silva

O campus Avançado Maricá iniciou suas atividades no ano de 2015.

O campus Avançado Maricá iniciou suas atividades no ano de 2015.

Em diálogo com as demandas regionais e do mercado de trabalho,o IFFluminense busca, por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, adaptar-se aos novos desafios para educar e capacitar seus estudantes para o mercado.

Em diálogo com as demandas regionais e do mercado de trabalho,o IFFluminense busca, por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, adaptar-se aos novos desafios para educar e capacitar seus estudantes para o mercado.

O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes foi um dos cinco projetos nacionais aprovados na Chamada Pública da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes foi um dos cinco projetos nacionais aprovados na Chamada Pública da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O projeto tem como objetivo a pesquisa aplicada na área de monitoramento e instrumentação para o meio ambiente, com foco em recursos hídricos, energia e resíduos, contribuindo para a gestão eficiente dos recursos naturais dentro das indústrias que atuam na área de abrangência do IFFluminense.

O projeto tem como objetivo a pesquisa aplicada na área de monitoramento e instrumentação para o meio ambiente, com foco em recursos hídricos, energia e resíduos, contribuindo para a gestão eficiente dos recursos naturais dentro das indústrias que atuam na área de abrangência do IFFluminense.