Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Pós-Graduação > Lato Sensu

Lato Sensu

por Ascom Reitoria publicado 13/11/2015 16h18, última modificação 13/06/2018 15h34
São direcionados à atuação profissional e atualização dos graduados no nível superior: tecnólogos, licenciados ou bacharéis. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria os cursos de especialização e os cursos de aperfeiçoamento.

CURSOS

CAMPI

Ensino de Ciências da Natureza

 O Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais visa qualificar profissionais das redes pública e particular de ensino, ligados à área de ensino de Ciências Naturais (Biologia, Física, Química e Ciências), propiciando o aprofundamento e a atualização em nível teórico e metodológico para o desempenho de suas práticas pedagógicas.

Público Alvo: 

 Destinado a professores e outros profissionais da educação, egressos de cursos de licenciatura da área de biologia, física, química, matemática e ciências.

Cabo Frio

Arquitetura da Cidade: suas Demandas e Tecnologias

 Capacitar profissionais das diversas áreas para o debate e atuação na arquitetura da cidade, contemplando requisitos tanto acadêmicos quanto profissionais, por meio de uma visão integrada de diversas áreas do conhecimento, bem como provê-los de ferramentas para concepção, planejamento, produção e gestão de espaços da cidade. Público Alvo: Profissional com nível superior nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Paisagismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Ciências Sociais, Administração e demais áreas afins

Campos Centro

Análise e Gestão de Sistemas de Informação/One-year graduation degree in Information Systems:

 O Curso de Especialização, em Análise e Gestão de Sistemas de Informação tem como objetivo capacitar profissionais da área de Sistemas de Informação a elaborar e/ou gerenciar sistemas de software de qualidade, através da aplicação de princípios, metodologias de processos de software, gerência de projetos, entre outros. Além disso, tornar os alunos aptos para selecionar um modelo arquitetural adequado aos sistemas, para desenvolver e reutilizar componentes com alto nível de qualificação, para avaliar e garantir a qualidade dos produtos gerados pelo processo de desenvolvimento de software, dentre outras habilidades. 

Público Alvo:

 Profissionais graduados na área de Computação ou áreas afins, desde que comprovem, neste caso, experiência na área de análise, desenvolvimento ou gerência de Sistemas de Informação.

Campos Centro

(NÃO OFERTADO ATUALMENTE)

Docência no século XXI/One-year graduation degree in Teaching in the 21st Century: 

 O Curso de Especialização em Docência no século XXI, tem como objetivo construir competências técnicas científicas para a docência no ensino superior e médio/ técnico, alicerçada em uma visão mais ampla, abrangente, reflexiva e integrada de sociedade.

Público Alvo:

 Destinado a bacharéis e licenciados em todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em docência.

Campos Centro

Educação Ambiental/One-year graduation degree in Environmental Education:

 O Curso de Especialização em Educação Ambiental tem por objetivo preparar profissionais fortalecidos tanto pelo conhecimento teórico das dimensões ambiental, de mediação de conflitos e da educação, quanto pela forma de abordagem das questões tecnológicas relacionadas à promoção da sustentabilidade regional.

Público Alvo:

 Profissionais com Curso de Graduação completo que, necessitam em sua atividade profissional, ampliar seu arcabouço teórico-metodológico para solucionar problemas relacionados à questão ambiental e/ou que privilegiam, de alguma forma, a prática educativa ambiental, seja por meio da educação formal, seja através da educação não-formal.

Campos Centro

Cabo Frio

Gestão, Design e Marketing/One-year graduation degree in Management, Design and Marketing: 

 O Curso de Especialização em Gestão, Design e Marketing visa capacitar gestores de empresas a desenvolver e lidar com os conceitos de design e marketing como diferencial competitivo para as organizações, assim como propiciar aos profissionais da área de Design e afins, conhecimentos relacionados à Gestão organizacional. Desenvolver redes de relacionamento e conhecimento de pessoas e organizações da área e afins. Estabelecer paradigmas relacionados ao desenvolvimento local através da capacitação de profissionais empreendedores na gestão da inovação dentro de suas áreas de atuação.

Público Alvo:

 Destinado a gestores de micro, pequenas e médias empresas com formação acadêmica em qualquer curso de nível superior, Profissionais de Design e demais áreas afins.

Campos Centro

Literatura, Memória Cultural e Sociedade/One-year graduation degree in Literature, Cultural Memory and Society:

 O Curso de Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade tem como objetivo qualificar especialistas levando em conta as exigências impostas pelos novos Parâmetros Curriculares Nacionais, marcados pelo diálogo entre disciplinas que estudam o homem e seu modo de pensar e seu agir social, tendo como ponto de análise a Literatura e a importância do texto para a apropriação cultural. Pretende-se, também, promover a reflexão crítica quanto à tradição na formação do professor como elemento fundamental na preservação de valores sociais e culturais.

Público Alvo:

 Graduados em Letras, História, Comunicação Social, Artes e áreas afins.

 

Campos Centro

Cambuci

Cultura, Patrimônio e Educação: diálogos no território:

É objetivo do curso promover, por intermédio da capacitação dos alunos, a formação de profissionais capazes de aplicar os conceitos de patrimônio, território e cultura no desenvolvimento de práticas educativas inovadoras, bem como elaborar e executar projetos culturais e de ensino aplicados à temática do patrimônio, território e cultura, inventariar e difundir o patrimônio histórico e cultural local. Entende-se que esta é uma forma qualificada de contribuir para o desenvolvimento territorial, entendendo-o em seus aspectos afetivos, simbólicos e econômicos.

Público Alvo:

 Profissionais da educação básica, como professores e técnico-administrativos de escolas do ensino fundamental e médio, das redes municipal, estadual e federal; agentes culturais que atuem na interface entre cultura e educação, profissionais recém-formados em licenciaturas e cursos voltados para a educação e a cultura que buscam aprofundamento dos estudos mesmo que não inseridos no mercado de trabalho.

Santo Antônio de Pádua