Você está aqui: Página Inicial > Desenvolvimento Institucional > Gestão de Processos e Projetos Estratégicos

Apresentação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/08/2019 17h48, última modificação 05/09/2019 15h30

 Gestão é o ato de organizar os recursos de uma instituição, sejam eles humanos, financeiros, materiais ou administrativos em direção a seus objetivos. Os processos são um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas que são executadas para alcançar um resultado predefinido, repetem-se sempre que o desejá-lo, por isso a necessidade de se documentar e definir o melhor fluxo para que as atividades sejam executadas com maior eficiência.

 Já os projetos possuem característica única, o seu resultado bem como a sua execução não se repetem, logo um planejamento completo de todo o ciclo é imprescindível para seu sucesso. Assim, a gestão de processos e de projetos surge com esse viés, baseadas em ferramentas, metodologias e técnicas alinhando as ações para o alcance de determinado fim, como a adequada prestação dos serviços públicos. 

 No âmbito do Instituto Federal Fluminense, o Escritório de Processos e Projetos Estratégicos (EPPE), instituído pela Portaria Nº 913 de 12 de junho de 2019, é o responsável por desenvolver, atualizar e disseminar metodologias e ferramentas de gestão alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional, mapeando e modelando os processos junto à equipe de cada setor, identificando e acompanhando os projetos de cada área da instituição, dentre os objetivos do EPPE estão o maior suporte aos gestores nas ações estratégicas, seja na melhoria e otimização dos fluxos dos processos, seja no melhor planejamento e controle dos projetos e maior transparência à sociedade e aos órgãos de controle das ações como um todo.

 Conheça:

           Gestão de Processos                     

         Gestão de Projetos            

registrado em: , ,