Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Centro de Línguas do IFFluminense

Apresentação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/11/2015 10h22, última modificação 18/03/2016 13h33
Informações sobre o Celiff.

Logotipo do Celiff.

O Centro de Línguas do IFFluminense (CELIFF), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino do IFFluminense, constitui-se um locus de caráter educativo, cultural e social, na perspectiva de difundir e aprimorar o ensino de línguas nos campi de abrangência deste Instituto. O CELIFF tem por finalidade:

a)    oferecer à comunidade interna atividades de ensino na forma de cursos de línguas, cursos temáticos, oficinas e atividades culturais;

b)    constituir-se em espaço de observação e pesquisa em relação ao processo de ensino e aprendizagem de línguas.

A proposta da criação do Centro de Línguas do IFFluminense (CELIFF) surgiu a partir da constante solicitação de cursos de língua à Instituição. Uma das demandas estava relacionada à necessidade do desenvolvimento das habilidades de produção oral em língua estrangeira. O desenvolvimento do Programa de Cooperação Internacional do IF Fluminense, que tem como objetivo inserir o Instituto no cenário internacional, oportunizando a troca de experiências acadêmicas e culturais, entre outras, também foi grande motivação para a iniciativa.

A comunicação em língua estrangeira é essencial para a inserção e permanência em um mercado cada vez mais exigente e diversificado, visto que possibilita o acesso de um contingente maior de egressos no mercado profissional, promovendo sintonia com o desenvolvimento local e regional. Além disso, é uma ferramenta imprescindível à formação pessoal e acadêmica no mundo atual.

Para iniciar a oferta dos cursos, foi selecionada a língua inglesa, considerada língua universal da comunicação. Posteriormente, foram ofertadas vagas em língua espanhola, segunda língua mundial como veículo de comunicação internacional.