09 e 10/02/2021 - III Encontro de Cultura do IFFluminense

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 16/12/2020 00h00, última modificação 02/02/2021 20h46 expirado
Programação do evento terá mesas-redondas, oficinas, apresentação de trabalhos e um Festival de Cultura, com transmissões pelo IFFTube e Google Meet.
09/02/2021 00:00
10/02/2021 00:00
Evento acontece durante o dia todo
This event is open ended.
Online

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade (Proex) realiza o III Encontro de Cultura do Instituto Federal Fluminense, nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2021. Com o tema “Teia Cultural”, o evento reunirá e dará visibilidade aos projetos de cultura e de artes desenvolvidos nos campi da instituição e em suas comunidades, com ênfase na pluralidade e na diversidade.

A programação, que será transmitida pelo canal do Instituto no YouTube, o IFFTube, e pelo Google Meet, tem como público-alvo os estudantes, servidores, egressos e o público em geral, incluindo os agentes culturais externos vinculados aos projetos do IFFluminense.

O evento será aberto na próxima terça-feira, dia 09, às 9h, pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo. Em seguida, haverá uma mesa-redonda com o tema “Políticas Culturais do estado do Rio de Janeiro: um olhar regional para o Norte Fluminense”, com a participação de Kátia Macabu, presidente do Fórum Regional de Cultura do Norte Fluminense e diretora executiva de Artes e Culturas da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima; Iara Lima, conselheira estadual de Políticas Culturais e conselheira municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes; e Clarissa Alexandra Guajardo Semensato, conselheira estadual de Políticas Culturais e gerente do Sistema Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes.

Além de mesas-redondas, o Encontro terá oficinas, um Festival Online de Cultura e apresentações de 38 trabalhos acadêmico-científicos relacionados a ações e projetos de arte e cultura, práticas pedagógicas e a projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no IFF. “cerca de 98% da programação cultural é do IFFluminense, mas teremos, também, participações de pessoas vinculadas aos projetos do Instituto”, afirma Jonas Defante, coordenação de Coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFF e um dos organizadores do evento.

"Esperamos o engajamento e a participação de nossos estudantes, servidores e de toda a comunidade externa que possui vínculo com o IFFluminense. Esse evento está sendo organizado para fechar o ciclo dos projetos desenvolvidos em 2020, mas abre portas e janelas para construirmos novos rumos para 2021. Em fevereiro, às vésperas do período de carnaval, nos encontraremos online, aglomerados em nossas redes sociais, para conversar sobre cultura, arte, patrimônio, diversidade, e também sobre samba”, destaca Jonas.

Acesse a programação completa no site do evento.

Datas
UTC