Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 12/11/2019 - Lançamento do livro "Revisão histórica sobre o estado trófico de lagoas costeiras do Estado do Rio de Janeiro"

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/11/2019 09h00, última modificação 07/11/2019 11h54 expirado
Quando 12/11/2019 das 17h30 até 20h00
Onde Auditório do bloco B, na Cidade UFRJ, localizada na Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiro, Macaé-RJ.
iCal

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) lançará o livro "Revisão histórica sobre o estado trófico de lagoas costeiras do Estado do Rio de Janeiro", de Leonardo Bernardo Campaneli e Maurício Mussi Molisani. A obra, de 2019, faz parte do edital de apoio à publicação de livros impressos, de 2017.

O lançamento resulta de uma parceria com a comissão organizadora do II Seminário “Olhares acadêmicos sobre Macaé: crise econômica e as transformações da sociedade macaense". O título também está disponível para download, em formato PDF, no site da Essentia Editora e no site da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu).

O livro

“Revisão histórica sobre o estado trófico de lagoas costeiras do Estado do Rio de Janeiro” faz uma avaliação de mudança de estado trófico das principais lagoas costeiras fluminenses entre os anos de 1980 e 2015. Mostra um cenário de eutrofização histórica das lagoas costeiras que é anterior ao atual cenário de urbanização e ocorre tanto nas lagoas urbanas quanto em lagoas localizadas em áreas protegidas, sugerindo que o planejamento na ocupação demográfica de bacias hidrográficas, ações de saneamento e manejo de canais de ligação com o mar podem ser medidas capazes de minimizar o impacto negativo de atividades como urbanização, turismo, agricultura e pecuária sobre as lagoas costeiras.

*Eutrofização: processo através do qual um corpo de água adquire níveis altos de nutrientes, especialmente fosfatos e nitratos, provocando o posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição.