13 a 16/10 - XII Confict e V Conpg

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/09/2020 12h56, última modificação 09/10/2020 13h56 expirado
Com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, o evento acontecerá de forma virtual, adaptado aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.
13/10/2020 09:00
16/10/2020 20:00
Evento acontece durante o dia todo
This event is open ended.

O XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg), que reúnem as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF) será realizado de 13 a 16 de outubro de 2020.

Com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável,  o maior evento científico do interior do estado do Rio de Janeiro acontecerá de forma online, adaptado aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. A programação, aberta ao público, será transmitida pelo  Facebook da Uenf, e por meio de webconferências, no Google Meet.

Programação - a abertura do evento acontece na próxima terça-feira, 13, às 9h, com a participação dos reitores Raul Palacio, da Uenf, Jefferson Manhães de Azevedo, do IFF, e Antonio Cláudio Nóbrega, da UFF.

A conferência de abertura, intitulada "As emergências climáticas, de saúde e de biodiversidade: como sairemos delas?", será realizada às 16h, pelo professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). O palestrante é doutor em Física Atmosférica (USP) e já trabalhou na NASA e nas Universidades de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Harvard (Estados Unidos).

Ao longo da semana, a programação dos congressos terá palestras, atividades culturais e apresentação de trabalhos, nas categorias pôster e oral, dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic e Pibit) e de Pós-graduação das três instituições organizadoras, além do Programa Viva a Ciência, da Prefeitura Municipal de Campos.

Pesquisas - no total, serão apresentados 1.304 trabalhos em 51 eixos temáticos, sendo 288 do IFFluminense, que aprovou 140 trabalhos de estudantes para o Confict e 148 para o Conpg. As apresentações orais, abertas ao público interessado, ocorrerão em salas de webconferência, no Google Meet. Os links serão disponibilizados no site do evento.

Nesta edição, os trabalhos da categoria pôster serão apresentados por meio dos resumos enviados pelos autores. Além disso, tanto os autores da categoria pôster quanto os da categoria oral poderão enviar vídeos sobre o trabalho para serem disponibilizados junto com os resumos, na seção Publicações, no site do evento. A plataforma dos congressos também permite que o público possa enviar comentários e perguntas para os autores dos trabalhos. Todos os resumos selecionados e os vídeos comporão, posteriormente, os anais do evento.

"Mesmo sendo uma forma totalmente diferente de conduzir os eventos da que estamos habituados a fazer, espero que nossos estudantes possam desfrutar das atividades que estamos propondo durante a semana, como as palestras, Mostras de Cinema, Mostras Poéticas, bem como apresentar seus trabalhos e interagir com o público pelos canais que a plataforma usada para o evento possibilita. No momento, é a forma possível de expor nossas pesquisas à população", destaca o diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica do IFF e um dos organizadores do evento, Pedro Castelo Branco.

A programação completa e os links para acompanhar as atividades do XII Confict e V Conpg estão disponíveis AQUI.

Datas
UTC