18/05/16 - Colóquio: A Reforma Psiquiátrica e suas configurações no município de Quissamã

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/03/2016 17h10, última modificação 20/05/2016 18h54 expirado
O I Colóquio de Pesquisa e Extensão Grupos Sociais Vulneráveis, com o tema "A Reforma Psiquiátrica e suas configurações no município de Quissamã", será realizado no dia 18 de maio.
18/05/2016 13:30
18/05/2016 16:30
Evento acontece durante o dia todo
This event is open ended.
Auditório do Campus Quissamã

 O evento é vinculado ao projeto de extensão "Borboletas são flores que aprenderam a voar", do campus Quissamã em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

 Aberto a todos os públicos, o evento é voltado, principalmente, para a comunidade acadêmica de Quissamã, gestores da administração pública e familiares de indivíduos acometidos por quaisquer distúrbios mentais e/ou deficiência intelectual. Na ocasião, serão debatidas a Lei nº 10.216/01 (Reforma Psiquiátrica) e a Lei nº 13.146/15 (Lei Brasileira de Inclusão), suas perspectivas, importância e desafios.

 O evento contará com a participação dos seguintes palestrantes:

 Jane Costa (campus Quissamã) - "Diferenças e Igualdade, o que é normalidade?"

 Renata Manhães (CAPS - Quissamã) - "Lei da Reforma Psiquiátrica e a luta pela desmanicomialização"

 Ruth Correa de Aguiar (Psicanalista - Rio de Janeiro) - "A inclusão social e o espelho"

 Um dos organizadores do colóquio, o professor de Língua Portuguesa, Alfeu Garcia Júnior, diz que o evento é uma oportunidade de “discutir formas de garantir o cumprimento das leis, de modo a dar combate à invisibilidade social que subtrai direitos destes indivíduos, bem como fomentar iniciativas de inclusão em todos os espaços sociais. Por se tratar de um grupo de indivíduos absolutamente vulneráveis, este colóquio busca promover um debate que estimule a promoção da igualdade e do respeito aos direitos dos cidadãos oligofrênicos”, pontua.

Datas
UTC
Categorization