22 a 26/10 - XI Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF-UFRRJ

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/10/2019 12h59, última modificação 16/10/2019 13h00 expirado
A edição deste ano tem como tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
22/10/2019 14:00
26/10/2019 16:00
Evento acontece durante o dia todo
This event is open ended.
Centro de Convenções da Uenf

A XI Mostra de Extensão, que integra o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), será realizada de 22 a 25 de outubro, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ.

O evento, que faz parte da programação da 16.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” e visa promover o diálogo entre a comunidade científica e não científica com o objetivo de adotar estratégias que busquem soluções para os problemas regionais e, consequentemente, reduzam as desigualdades sociais.

A Mostra será aberta na próxima terça-feira, dia 22, às 15h30min, com a participação de gestores das quatro instituições organizadoras e apresentação cultural do Coral da Uenf. Em seguida, o professor Chico Alencar, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministra a conferência de abertura com o tema “Um Olhar Histórico: potencial da bioeconomia no Brasil, montagem do estado nacional e mazelas socioambientais”.

A programação, aberta ao público, contará com palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e de trabalhos científicos dos estudantes das instituições de ensino. Ao todo, o evento recebeu 1.056 inscritos, com submissão de 230 trabalhos, sendo 49 do IFFluminense.

“É um momento anual ímpar de promoção do diálogo entre as diversas instituições e agentes que realizam Extensão. E para conseguirmos abranger toda a diversidade que essa área representa, são quatro as modalidades de apresentação: oral, banner, mesa de discussão e ciranda cultural, que reúne os participantes dos programas de diversidade do IFF”, ressalta Juliana Vidigal, diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais do Instituto e uma das organizadoras do evento.

Juliana também destaca, entre as atrações da Mostra, o Ciência no Bar e o Leitura no Bar, que terá lançamento de livros da comunidade acadêmica das instituições organizadoras; além do II Encontro da Agricultura Familiar, com a discussão da temática da Certificação Participativa de Alimentos Orgânicos. “Esperamos que o evento seja um sucesso, como nos anos anteriores. As palestras de abertura e de encerramento, assim como as mesas-redondas, trazem discussões muito importantes, dos temas mais atuais e alinhados à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, afirma.

A Mostra será encerrada no dia 26 de outubro com a realização de uma Feira de Ciências, das 10 às 16h, no Jardim São Benedito, em Campos.

Datas
UTC