24/05/19 - Conversa com o Autor

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/04/2019 13h39, última modificação 30/04/2019 13h39 expirado
Evento terá debate sobre o livro Abolicionismo em Ação, de Tanize Costa.
24/05/2019 17:00
24/05/2019 20:00
Evento acontece durante o dia todo
This event is open ended.
Auditório Miguel Ramalho - Campus Campos Centro

A Essentia Editora do IFFluminense promoverá o evento “Conversa com o autor”, sobre o livro "Abolicionismo em Ação: o Jornal 25 de março em Campos dos Goytacazes (1884-1888)”, no dia 24 de maio de 2019, às 17h, no auditório Miguel Ramalho, do Campus Campos Centro.

Além da autora Tanize Costa, historiadora e cientista social, mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e doutoranda em História pela Paris/Sorbonne, o evento contará com a participação do professor do IFFluminese, Sérgio Rangel Risso, mestre em Politicas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Flumiennse (Uenf) e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi-IFF).

O livro, aprovado em um dos editais para publicação da Essentia Editora, se insere no escopo das pesquisas atuais sobre o movimento abolicionista no Brasil. Com base na análise do jornal e órgão abolicionista Vinte e Cinco de Março, sediado em Campos dos Goytacazes, localidade com forte tradição escravista, a autora faz um amplo trabalho de pesquisa e história social, em que retrata as estratégias argumentativas dos abolicionistas do município, bem como suas propostas para um Brasil sem escravidão.

A obra estará disponível para download na página da Essentia Editora e, durante o evento, serão sorteados exemplares impressos para os participantes.

Voltado para alunos, professores e pesquisadores, a “Conversa com o autor”, realizada pela primeira vez pela Essentia, tem a proposta de divulgar as obras produzidas pela editora, no âmbito institucional e externo, além de promover a interação entre o autor e os leitores.

“Será um momento para troca de ideias e debate, de modo a enriquecer o conhecimento dos participantes sobre o tema. A nossa proposta é promover outros momentos como esse com as obras produzidas pela Editora”, revela Inez Barcellos, membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia, acrescentando que a editora já está planejando o segundo “Conversa com o autor”, que deverá acontecer no XI Confict, entre 24 e 28 de junho, no Centro de Convenções da Uenf.

Resumo da obra: o livro "Abolicionismo em ação: o jornal Vinte e Cinco de Março em Campos dos Goytacazes (1884-1888)" da autora Tanize Costa se insere no escopo das pesquisas atuais sobre o movimento abolicionista no Brasil. Com base na análise do jornal e órgão abolicionista Vinte e Cinco de Março, criado por Luis Carlos de Lacerda e sediado na cidade de Campos dos Goytacazes, localidade com forte tradição escravista baseada nas grandes propriedades açucareiras, a autora faz um amplo trabalho de pesquisa de história social, no qual retrata uma imprensa combativa, vigorosa e fortemente conectada aos intelectuais abolicionistas de outras províncias do Império, principalmente a corte. Por meio de uma análise multifacetada e do conceito de imprensa como agente histórico, a autora prescruta as estratégias argumentativas dos abolicionistas de Campos, bem como suas propostas para um Brasil sem escravidão. Traz à tona uma cidade de Campos com setores médios e urbanos atuantes; discute a participação popular nos atos abolicionistas ligados ao jornal, demonstrando um diálogo efetivo entre esses intelectuais e os populares, sejam estes libertos, escravizados ou simpatizantes da causa; analisa o discurso abolicionista do Vinte e Cinco de Março e suas mudanças ao longo da década de 1880; demonstra os projetos do jornal para o pós-abolição e arrisca uma cronologia da causa abolicionista em Campos a partir dos marcos temporais nacionais (como a abolição da escravatura no Ceará e a aprovação da lei Saraiva-Cotegipe) e locais (a exemplo dos atendados a Carlos Lacerda e à redação do jornal)".

Datas
UTC