Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Programas > Coro Jovem

Apresentação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/12/2015 14h51, última modificação 30/03/2016 14h11
Aspectos Gerais: introdução, justificativa e objetivos do programa Coro Jovem.

 Arte

 O Programa Coro Jovem do IFFluminense é um Programa Institucional multicampi, iniciado em 2014 e proposto pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura juntamente à Câmara de Arte e Cultura. Seu objetivo é congregar estudantes das diversas unidades do Instituto em torno do desenvolvimento de habilidades musicais relacionadas com o Canto Coral.

 Sabe-se o quanto o ensino de música pode contribuir para a formação integral do estudante, através do estímulo à socialização, bem como para o desenvolvimento da sensibilidade, da autoestima, da solidariedade, do senso crítico e do gosto pelas atividades culturais. O ensino de música na escola contribui, assim, para a formação do estudante em seu sentido mais amplo, no desenvolvimento da cidadania plena.

 Como expressão mais democrática do “fazer” musical no ambiente escolar, está o Canto Coral, que permite a qualquer interessado participar e desenvolver suas habilidades, já que o instrumento utilizado é a própria voz. Isso permite uma ampla abrangência de participação, pois não é necessário haver habilidade específica. Além disso, o Canto Coral permite desenvolver em cada participante a noção de responsabilidade do trabalho em grupo, estimulando a socialização, a solidariedade e a integração social.

 Ao estimular a expressão de seus sentimentos e experiências de forma coletiva, o Canto Coral permite ao jovem descobrir e valorizar a convivência e o respeito ao outro, além de estimular a concentração e a disciplina em função de um bem comum.

 Além disso, em cada apresentação que o Coro realiza, seja no próprio ambiente acadêmico, seja em locais externos, em contato com a comunidade socio-cultural onde está inserido, o jovem amplia suas relações sociais, ao relacionar-se com o público em uma interação mútua. O público também se beneficia, pois cria-se uma rede de sensibilidades durante cada apresentação musical, que permite despertas emoções e criar o sentido de formação de plateia.

 

Desenvolvimento da Ação: 

Coordenador(a), subcoordenador(es) e equipe de instrutores

 A coordenação e subcoordenação do Coro ficarão a cargo dos professores de música da Instituição, contando ainda com uma equipe de instrutores composta por membros da Câmara de Arte e Cultura da instituição que atuarão conjuntamente no sentido de orientação e logística de organização das atividades dos estudantes. 

Composição

 O Coro Jovem do IFFluminense será composto por estudantes das várias unidades de abrangência do Instituto, refletindo a relação intercampi naturalmente composta na estrutura organizacional da Instituição. 

Requisitos de participação

 Para participar do Coro Jovem do IFFluminense é necessário que o jovem seja estudante matriculado na Instituição e possua frequência ativa.

 A participação do estudante pode se dar através de:

a) Bolsa – a bolsa ofertada para participação no Coro Jovem pode ser de Extensão (12h) ou Arte e Cultura (12h) – para participar do Coro com obtenção de bolsa, o estudante deve passar por um processo seletivo a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura;

b) Voluntariado – para participar o estudante deve preencher um termo de compromisso de voluntário, conforme orientação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. 

Compromissos do Coro

 O(a) coordenador(a), os(as) subcoordenadores, equipe de instrutores e estudantes integrantes do Programa Coro Jovem comprometer-se-ão com os necessários ensaios do Coro. Deverão ser garantidos ensaios presenciais multicampi, de forma a harmonizar as vozes e a interação entre o grupo, devendo ocorrer encontro regional e geral, uma vez por mês, alternadamente. Os orientadores de cada campus ficam responsáveis pela mobilização e organização dos trâmites internos para deslocamento dos estudantes de seu campus. As reuniões ocorrerão em forma de rodízio nas unidades integrantes do Coro. 

Obs: naquelas unidades em que não há professor de arte com especialidade em música, o(a) coordenação e subcoordenação se responsabilizará por visitas periódicas para ensaio mais específico e de orientação. 

 Os jovens integrantes do Coro Jovem terão, dentre suas obrigações, a participação, sob coordenação e supervisão de toda a equipe de servidores do Programa, as seguintes atividades, além dos ensaios semanais:

- Participação e apresentação do Coro em eventos na Instituição:

a) Encontro anual de Extensão do IFFluminense;

b) Eventos de Extensão e/ou de Arte ocorrido nos campi e cadastrado na Proex.

- Apresentação do Coro em evento externo, constituindo-se em uma representação institucional.

- Apresentação na comunidade. 

 O Coro deverá ter como meta realizar no mínimo uma apresentação anual em cada unidade integrante do Programa, além de no mínimo duas apresentações externas anuais envolvendo comunidade externa como público. A participação do Coro no Encontro Anual de Extensão e durante a Semana Nacional de Cultura no IFFluminense é condição obrigatória do Programa.