Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Programas > Núcleos de Gênero

Apresentação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/12/2015 16h52, última modificação 30/03/2016 14h17
Informações sobre Núcleos de Gênero.

 Dados do IBGE permitem detectar que, apesar de constituírem 52% da população brasileira, e do grande avanço que as mulheres têm conquistado ao longo de um contínuo embate histórico, as desigualdades entre homens e mulheres no Brasil ainda perduram e podem ser percebidas por meio de diversos indicadores. O Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 2013-2015, da Secretaria de Política para Mulheres do Governo Federal, aponta metas e linhas de ação que visam combater as diversas formas de violência, discriminação e salários desiguais, bem como o acesso a bens e serviços fundamentais.

 Vários campi do IFFluminense localizam-se em áreas integrantes dos Territórios da Cidadania (Norte e Noroeste Fluminenses), onde as desigualdades são mais evidentes e solicitam respostas diferenciadas nas ações de promoção da igualdade de gênero.

 Visto isso, os Núcleos de Gênero objetivam ser referência na articulação e promoção de atividades relacionadas ao campo de estudos de gênero, desenvolvendo ações afirmativas em favor da igualdade entre homens e mulheres.