CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Luta e Resistência

Abril Indígena chega à quarta edição com novidades

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/04/2018 10h52, última modificação 11/04/2018 12h27
As inscrições estarão disponíveis a partir desta quarta-feira, dia 11 de abril. Evento tem presença confirmada de lideranças indígenas.
Abril Indígena

Inscrições de 11 a 19 de abril pelo site abrilindigena.bomjesus.iff.edu.br

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Bom Jesus do Itabapoana realizará, pelo quarto ano consecutivo, o Abril Indígena. Esse ano com novo nome, nova roupagem e novo público, com a abertura de inscrições  também para a comunidade externa. O mês simboliza no Brasil a resistência dos povos indígenas e o dia 25 foi escolhido para o evento no IFF Bom Jesus, cujo objetivo é ampliar as formas de entender e refletir sobre diferentes aspectos da nação brasileira a partir da vitalidade da cultura e do legado civilizatório dos diversos povos indígenas no Brasil.

Um dia inteiro de programação está previsto, como nos anos anteriores, com início marcado para as 8h. A novidade deste ano é a presença de lideranças indígenas, que falarão sobre a realidade brasileira de luta e resistência, compartilharão saberes com os participantes e ainda participarão das demais atividades.

Outra atração é a abertura da 1ª Mostra de Cinema Indígena, realizada pelo projeto Cineclube Debates em parceria com os Neabis do IFFluminense. “Traremos diversas abordagens e diferentes temas referentes à História e Culturas Indígenas”, antecipa a coordenadora do Neabi Bom Jesus, Tatiana Sena. Palestras, mesas redondas, rodas de conversa e oficinas também acontecerão durante o evento, que recebe, ainda, exposiçoes de Artes Indígenas.

Pretendemos cada vez mais incorporar de vez a temática indígena em nossas escolas, não só no dia 19 abril, mas em todos os dias do ano, pois ‘todo dia é dia de Índio’, como bem diz a canção. Nossos povos originários nos trazem mais do que nunca a urgente necessidade para pensar e desejar um Brasil realmente democrático em que diferentes formas de ser humano possam ser plenamente integradas”, explica Tatiana.

A incorporação da temática indígena nos currículos oficiais de ensino é previsto pela Lei 11.645/08. Fruto do engajamento dos movimentos indígenas na política nacional, é também um meio para possibilitar o acesso de crianças, jovens e adultos brasileiros a conhecimentos e informações que contribuam para o reconhecimento da pluralidade cultural e o respeito às diferenças.

Inscrições – Interessados em participar do Abril Indígena poderão se inscrever gratuitamente a partir desta quarta-feira, dia 11, pelo site abrilindigena.bomjesus.iff.edu.br/. O prazo vai até dia 19 de abril. Os inscritos na plataforma receberão certificado de participação no evento e demais atividades. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails neabi.bomjesus@iff.edu.br ou tatianasenaop@gmail.com.

Mostra Indígena - Até o ano passado, o evento recebia o nome de Mostra Indígena e tinha caráter interno, com programação destinada apenas a alunos e servidores do Instituto Federal Fluminense. Esse ano o Campus Bom Jesus abre as portas para receber também a comunidade externa, oportunizando a estudantes, professores e demais interessados pelo tema, o acesso à programação gratuitamente. As novidades são tantas que abriu espaço para um novo nome: fazendo referência ao Novembro Negro, o Abril Indígena surge como momento de valorização da luta, resistência e reconhecimento dos povos originários pelo Campus Bom Jesus e, agora, pela comunidade de toda região noroeste fluminense e sul capixaba.