CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Produção de mudas de café qualidade para pequenos agricultores

Coordenador: Lanusse Cordeiro Araujo

Resumo: A excelente qualidade de grãos do café é definida no início de seu cultivo, no qual a produção de mudas de elevado padrão é fator de grande importância no aumento da produtividade. Esse trabalho tem como objetivo produzir mudas de café arábica de qualidade para os agricultores familiares da comunidade de Arraial Novo, município de Bom Jesus do Itabapoana – RJ e Apiacá ES (Bom Sucesso), formar profissionais que irão contribuir no setor de produção de café e inserir os estudantes da instituição nas atividades do projeto. A quantidade de mudas produzidas serão de 30.000 para cada comunidade. As sementes para a produção das mudas serão obtidas de produtores credenciados ao MAPA. As mudas serão produzidas em sacos de polietileno de dimensão de 11 x 20 x 0,006 cm. A semeadura será realizada nos recipientes em maio de 2018, com entrega das mudas para transplantio aos produtores em dezembro de 2018 e março de 2019.

O café é considerado uma bebida típica do Brasil, e consumida por um terço da população mundial, sendo o Brasil o maior produtor de cafés do mundo, com uma participação de 30% a 40% da produção mundial e o segundo consumidor. No Brasil, a produção de café na safra 2017/2018 será em torno de 40 milhões de sacas (CONAB, 2017). A região Noroeste do Rio de Janeiro e Sul Capixaba vem sendo fortemente ocupada pela agricultura cafeeira. Assim, o município de Bom Jesus do Itabapoana e Apiacá tem apresentado importância econômica para os estados na produção de café e necessita aumentar a produtividade nos cafezais. Nesse sentido, faz-se necessário a produção de mudas de qualidade e melhorar o acesso do produtor a este tipo de produto, de grande contribuição na ampliação da produtividade. Esse projeto, em parceria do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana com a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, Associação de produtores de Arraial Novo e Prefeitura de Apiacá, proporcionará estímulo em melhorar o parque cafeeiro nas região desse estados, de modo que o produtor rural possa adquirir mudas de qualidade e, consequentemente, melhorar sua renda econômica.