CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento

Abril Indígena acontece na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, no Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/04/2019 13h00, última modificação 24/04/2019 08h34
Inscrições serão feitas no dia do evento, a partir das 7h30min, no campus.
Abril Indígena

Programação é aberta ao público.

A comunidade do Campus Bom Jesus já sabe: Abril é mês de Abril Indígena. Neste ano, a programação acontecerá no próximo dia 25, quinta-feira, e será aberta à comunidade externa. Alunos do IFF Bom Jesus já estão automaticamente inscritos. Os demais interessados poderão se inscrever gratuitamente na quinta-feira, a partir das 7h30min, no local. Opetahra Puri, descendente da etnia Puri, prestigiará o evento e compartilhará sua experiência e vivências como descendente indígena na região Norte Fluminense.

Montamos a programação objetivando proporcionar aos presentes a ampliação dos conhecimentos sobre cultura indígena, evidenciando a necessidade de se compreender a luta do índio diante dos abusos cometidos contra eles, como desterritorialização, crimes raciais, entre outros”, conta a professora Karina Neves, uma das responsáveis pelo evento.

As atividades terão início às 8h, com abertura e apresentação musical. A primeira mesa redonda acontecerá às 8h30min, trazendo a temática “Olhares sobre as questões indígenas”, com participação de professores, alunos e de Opetahra, que na sequência falará sobre “A história do grafismo indígena ancestral e na atualidade”. À tarde, o projeto Café com Letras conduzirá um debate sobre literatura indígena, seguida da roda de conversa “O índio na contemporaneidade: conquistas e desafios”, sob responsabilidade do projeto Jornal Estudantil e do professor Rogério Ribeiro.

Durante toda a tarde haverá também a segunda Feira Sabores, Saberes e Saúde, oferecendo produtos agroecológicos diversos, além produtos artesanais e guloseimas produzidas pelo projeto Nutriarte.

Feira Sabores, Saberes e Saúde

Feira acontecerá quinzenalmente no Campus Bom Jesus.

A programação continua no período noturno, com a Mesa Redonda “A contribuição do conhecimento indígena para as relações humanas, ambientais e alimentares: percepções e desafios em meio à modernidade”, às 18h30.