CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Empresa Júnior

AlQualis Jr. integra Federação de Empresas Juniores do Rio de Janeiro, a RioJunior

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/11/2018 14h00, última modificação 20/11/2018 18h50
RioJunior agrega atualmente 44 empresas juniores e atua com o objetivo de estimular o empreendedorismo no estado.
AlQualis é a segunda empresa júnior do IFF federada

Equipe gestora da AlQualis Jr. comemorou a federação.

A AlQualis Jr., empresa júnior (EJ) do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus, é a mais nova integrante da Federação de Empresas Juniores do Rio de Janeiro, a RioJunior. O reconhecimento e formalização da federação aconteceram no dia 10 de novembro, no auditório de Economia da Universidade Federal Fluminense Campus Gragoatá, em Niterói (RJ). A AlQualis Jr. é a segunda EJ do IFFluminense federada à RioJunior, ao lado da Lignum Ambiental Jr., do Bacharelado em Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus. Na ocasião, a empresa Aurea, do Campus Campos Centro, também se uniu à federação.

Para ser federada, a EJ precisa cumprir uma série de etapas que vão desde a escolha do nome à obtenção de documentos de registro, cadastros em órgãos do governo e número de projetos concluídos ou em andamento. Em apenas dois anos de existência, a AlQualis conseguiu cumprir os 11 requisitos, incluindo a superação dos faturamentos mínimos exigidos pela federação. São seis projetos desenvolvidos pela empresa, dos quais quatro já foram finalizados.

Bater metas foi o principal desafio enfrentado pela gestão da EJ, que hoje comemora o resultado do esforço empregado. “Foram dois anos de batalha, correria, choro e até sofrimento, mas também de aprendizado, crescimento, vitórias e derrotas, sorrisos, conquistas e superação”, enumera a atual presidente da AlQualis, Letícia de Souza. “Tudo vale a pena quando vejo o quanto cresci na EJ e o quanto ela possibilita que cada aluno participante também cresça”, avalia. Letícia, que acompanhou o processo de fundação da empresa, se orgulha por ter participado de tantas conquistas, entre elas a federação.

Além do reconhecimento da maturidade alcançada pela empresa júnior, fazer parte de uma federação representa o surgimento de novas oportunidades. Participação em eventos, trocas de experiências, contato com outras EJs, obtenção de suporte e o engajamento no Movimento Empresa Júnior (MEJ) são alguns dos fatores proporcionados pela federação que permitem o crescimento e expansão da atuação dos empresários juniores.

RioJunior – A Federação de Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro nasceu em 1998, com o intuito de fortalecer o Movimento Empresa Júnior no estado. Atualmente 44 empresas integram a rede, promovendo um ambiente de parceria, integração e troca, visando estimular ações de empreendedorismo nas regiões onde estão inseridas.

MEJ no Brasil - O MEJ surgiu no Brasil em 1988 com o objetivo de “formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”. Em 30 anos de existência, o movimento conta com mais de 600 empresas juniores em 25 federações, totalizando mais de 20 mil empresários juniores em todo o país. A Confederação Brasileira de Empresas Juniores recebe o nome de Brasil Junior e oferece suporte, conhecimento e orientação às federações, empresas e universitários interessados pelo MEJ.