CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Empreendedorismo

AlQualis Jr. receberá recursos da Faperj para aplicação em infraestrutura e custeio

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 03/02/2017 16h00, última modificação 03/02/2017 16h11
Investimento será usado na criação de escritório para atendimento ao público e desenvolvimento de projetos.
Membros fundadores da AlQualis Jr.

Primeira empresa júnior do Campus Bom Jesus foi criada em junho de 2016.

A nova sede da AlQualis Jr. em breve terá endereço fixo e cara nova. A empresa júnior (EJ) do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do Campus Bom Jesus foi selecionada para receber recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que serão investidos em infraestrutura física e administrativa. A ideia é montar um escritório modelo para aprimorar a experiência dos alunos e, possivelmente, viabilizar atividades práticas de disciplinas sobre empreendedorismo.

Iniciativas empreendedoras vem crescendo no Brasil desde 2011, conforme pesquisas do Global Entrepreneurship Monitor, e o Instituto Federal Fluminense, por meio de empresas juniores, tem investido no potencial de inovação dos alunos. A aprovação, segundo o professor Hilton Galvão, coordenador da EJ, reconhece a qualidade do curso, que agora contará com um ambiente inovador e capaz de promover “maior interação dos estudantes com o mercado ainda na graduação, desenvolvendo neles o espírito empreendedor”.

Esse contato, aliado ao trabalho dos alunos nos projetos da EJ, é considerado essencial para a capacitação do futuro profissional. “Assim que os empresários juniores se formarem, serão o principal motor para movimentar a economia no ambiente em que estarão inseridos”, enfatiza o estudante Bruno Dutra, presidente da AlQualis Jr. Ele acredita na continuidade do trabalho iniciado em 2016 com a criação da primeira EJ do Campus Bom Jesus, estendendo o benefício dessa conquista aos futuros estudantes da instituição.

A coordenadora do CTA, Sheila Abrahão, considera a implantação da AlQualis Jr. um dos melhores ganhos obtidos pelo curso. Com o apoio da Faperj, espera-se que não só os alunos, mas também a comunidade seja beneficiada. “A geração de conhecimento e prática será cada vez maior”, avalia.

Acesse o resultado do edital AQUI.

Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana