CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Além da sala de aula

Alunos do campus Bom Jesus participam de visita técnica

por Ascom campus Bom jesus do Itabapoana publicado 19/02/2016 08h35, última modificação 20/04/2016 09h11
Eles visitaram quatro instituições em Itaperuna-RJ para conhecer processos e métodos de tratamento de águas.
Primeira parada: Eucalipta

Empresa especializada em eucalipto apresentou processos de tratamento da madeira e de resíduos gerados pela atividade.

No Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana a aprendizagem não se limita às salas de aula. As visitas técnicas são um importante instrumento utilizado pelos professores para apresentar aos alunos os processos estudados ao longo de seus cursos, bem como a realidade do mercado de trabalho ao qual serão inseridos. Com este objetivo, os estudantes do 3º ano Integrado e o Módulo II Concomitante do curso técnico em Meio Ambiente foram a Itaperuna – RJ conhecer a realidade de empresas da cidade.

Na empresa Eucalipta, alunos e professores observaram os processos de tratamento da madeira e os resíduos gerados pela atividade. Em seguida, foram recebidos na Laticínios Marília para conhecer os métodos de tratamento das águas residuárias geradas pela atividade, bem como entender, na prática, o funcionamento do setor.

Visita 001.jpg

A sede da empresa Eucalipta foi a primeira parada do dia

A Estação de Tratamento de água da CEDAE também foi visitada. Lá, os alunos observaram de perto o sistema de abastecimento de água, da captação até a distribuição para consumo, acompanhando as etapas necessárias para que a água seja considerada potável. Concluindo o dia de visitação, o grupo foi conduzido até a empresa Charque 2000, onde puderam conhecer as etapas de produção, a estação de tratamento de águas residuárias e a estação de tratamento de água do estabelecimento, além de observarem os aspectos de segurança do trabalho na empresa.

Visita 006.jpg

Concluindo o dia, eles conheceram as estruturas de
empresa especializada em produção de charque

O professor Rafael Gardoni foi um dos responsáveis pelo grupo. Para ele, a visita técnica é uma metodologia de ensino diferenciada, que beneficia os participantes. “É um recurso importantíssimo para a formação cidadã e técnica do aluno, possibilitando ao mesmo condições de ampliar sua visão humana e holística de sua formação, além de verificar na prática os fundamentos teóricos que são ensinados na sala de aula”, conclui.

(Fotos: Rafael Gardoni)