CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Sábado letivo

Alunos do curso técnico em Agropecuária de Rosal visitam fazenda produtora de uvas

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 03/06/2019 12h50, última modificação 03/06/2019 12h57
Estudantes realizaram atividades práticas de amostragem e análise de solo e adubação, além de conhecerem técnicas de cultivo da uva.
Visita técnica à Fazenda da Uva

Grupo foi acompanhado pelo proprietário, Edward Charles McKenna.

“A gente ouve muito falar de produção de uvas no Sul e em São Paulo, onde o clima é mais frio. Aqui é uma inovação muito grande”, surpreende-se o estudante Flávio de Souza Teixeira, aluno do curso técnico concomitante em Agropecuária oferecido pelo IFF Bom Jesus em Rosal, distrito bonjesuense. Ele participou da visita técnica à Fazenda Califórnia, também conhecida na região como Fazenda da Uva, promovida pela professora Kelly Lamônica no último sábado, dia 1º de junho.

A aula prática abordou todas as etapas da produção, desde a amostragem de solo, procedimentos de poda, adubação, irrigação e até doenças. “Fiquei encantada com o sistema de produção. Vale muito a pena acompanhar e pôr em prática o que aprendemos aqui”, analisa a aluna Apolonia dos Santos Rodolphi. Ela se inspirou na experiência do proprietário Edward Charles Mckenna, que compartilhou um depoimento de sua trajetória e falou da importância do técnico em agropecuária em sua produção. “Precisamos de orientação técnica para adubações, irrigação e manejo de pragas para termos mais qualidade. A assistência técnica nessas áreas ajuda a reduzir custos em longo prazo. Hoje em dia a necessidade de capacitação e de gente na roça é grande”, destaca.

O objetivo da visita foi oportunizar aos futuros técnicos a experiência da atuação do técnico em uma propriedade e identificar as necessidades do produtor rural, além da aproximação com o mercado de trabalho. “Muitos deles já trabalham em propriedades rurais, mas não com fruticultura e, em especial, com uva. Ali eles puderam ver técnicas diferentes, em uma cultura diferente, e ainda ampliar a visão sobre a atuação profissional. Ouvir um produtor falar da importância do técnico dentro da propriedade pode dar um ânimo e incentivar a não desistirem de se capacitar”, explica Kelly, que ministrou a aula com foco em adubação e amostragem de solo.

Edward Charles McKenna chegou à região há aproximadamente 15 anos e nomeou a propriedade em homenagem a seu estado de origem. Além da uva in natura, ele também comercializa suco integral e geleia da fruta. Também possui gado de leite e, em épocas específicas do ano, produz outras variedades, como melão, abóbora e quiabo.