CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Formandos 2018

Aulas da saudade e churrasco dão início às festividades de formatura

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/11/2018 14h00, última modificação 30/11/2018 09h38
Recordações, brincadeiras, gargalhadas e lágrimas marcaram os primeiros momentos de comemoração dos formandos 2018.
Formandos do curso técnico em Alimentos

Churrasco dos formandos reuniu turmas de todos os cursos.

A manhã de sábado (24) foi de retrospectiva e saudade para os formandos dos cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos/Agroindústria e do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do Campus Bom Jesus. Para os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, terça-feira (27) foi o dia de emoções e homenagens. A aula da saudade foi novidade para os estudantes, que encontraram professores, relembraram fatos dos anos no Instituto Federal Fluminense e comemoraram a conclusão de mais uma etapa da vida acadêmica.

Do primeiro dia de aula à chegada do último bimestre, foram experiências, aprendizados e amizades adquiridos ao longo de três, quatro, cinco... ou mais anos de IFF. Os discursos dos professores foram unânimes em relação ao desejo de uma trajetória marcada por sucesso e conquistas para os novos técnicos e bacharéis. O orgulho também marcou presença nas falas dos docentes que desde o primeiro dia de aula acompanharam a evolução das turmas. “Vocês são muito vitoriosos e guerreiros. Devem comemorar muito e se orgulhar muito por estarem aqui hoje”, elogiou a coordenadora do curso técnico em Alimentos, Sheila Abraão.

Sheila também foi escolhida para ser a paraninfa dos formandos do CTA. Mais uma vez, a professora externou sua emoção em presenciar a conquista dos alunos. “É importante saber que conseguimos cumprir nosso papel. Nada na vida é fácil, mas as dificuldades trazem aprendizados e vocês estão de parabéns. Valeu a pena!”, disse, relembrando os desafios enfrentados por cada um dos estudantes: alguns tendo que se dividir entre o trabalho e a graduação, outros se adaptando a novas culturas durante os intercâmbios em Portugal e França.

Foi o caso de Talitha Carvalho, intercambista da segunda turma do CTA que embarcou para Portugal. Para ela, o intercâmbio foi uma oportunidade de crescer acadêmica e pessoalmente. “Sair do comodismo e ir para um país onde não conhecemos nada nem ninguém é muito difícil, mas tive contato com pessoas que me ajudaram a crescer, me incentivaram e até me convidaram para retornar a Portugal, porque gostaram do nosso trabalho”, conta. “Recordar tudo que passamos é importante para darmos valor ao que já conquistamos e àquilo que ainda vamos conquistar. É o que nos dá forças”, avalia.

Talitha em Portugal

Para Talitha, oportunidades proporcionadas pelo curso, como o intercâmbio,
demonstram a excelência da instituição.

Relembrar os “velhos tempos” e rever professores foram os momentos mais marcantes para a formanda Ana Clara Gonçalves, do curso técnico integrado em Agropecuária. Alunos de todas as turmas dos cursos integrado e concomitante participaram das “Agrolimpíadas”, como foi chamada a atividade do sábado letivo. Jogos, dinâmicas e até show de talentos fizeram parte da programação, “que vai ficar marcada na memória de todo mundo que participou”, prevê Ana Clara. Segundo a estudante, a participação de alunos de todos os anos deixou o dia ainda mais saudoso. “Alguns dos nossos colegas de turma reprovaram ao longo do caminho, mas continuam fazendo parte da nossa história, pois não perdemos contato. São importantes para esse momento de formatura”.

Também não faltaram conselhos e compartilhamento de experiências entre docentes e discentes. Hilton Galvão, coordenador do CTA e professor do curso técnico em Alimentos/Agroindústria, contou como foi o início de suas atividades profissionais e deixou algumas dicas para os estudantes. “Vocês têm tempo para errar. Se precisarem recomeçar, recomecem. Não se cobrem tanto. O curso que fazemos tem muitas ramificações, então não importa o que vocês façam, façam bem feito e as portas se abrirão”, resumiu, lembrando que as amizades cultivadas durante o tempo de escola e graduação são importantes para toda a vida, inclusive na atuação profissional.

Encerrando a manhã saudosista, todos os formandos se reuniram no Parque de Exposições da CAVIL para participarem do Churrasco de Formatura, primeira de muitas festividades previstas para a celebração desta etapa. Servidores e alguns familiares também prestigiaram os alunos, que aproveitaram para tirar fotos, conversar com os amigos, torcer durante os sorteios e, claro, saborear o cardápio.

Os alunos do Meio Ambiente optaram por se reunirem na terça-feira, dia 27 de novembro. Os formandos dos cursos integrado e concomitante se emocionaram com as histórias das turmas, contadas por mensagens, vídeos e fotografias. Os professores e alunos foram homenageados e um amigo oculto fechou o momento de confraternização.

Aula da Saudade Meio Ambiente

Alunos e professores trocaram homenagens durante aulas da saudade.

Os próximos eventos de formatura acontecem em dezembro:

• 19/12 – Culto ecumênico, na quadra do IFF Campus Bom Jesus, às 19h30min
  • 20/12 – Cerimônia de colação de grau, na quadra do IFF Campus Bom Jesus, às 18h
  • 21/12 – Jantar de gala, na Casa Mix, às 20h30min
  • 22/12 – Assinatura dos documentos de colação de grau, no Hall do antigo Bloco de Ensino do IFF Campus Bom Jesus, às 10h

Confira as fotos dos eventos na página do IFF Bom Jesus no Facebook.