CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Campus Bom Jesus recebe alunos de escola técnica de São Gonçalo para estágio

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/01/2017 15h38, última modificação 26/01/2017 15h58
Essa é a primeira vez que o setor de laticínios recebe um grupo de estagiários de outra instituição educacional.
Estagiários

Eles participam de todo processo produtivo durante o tempo de estágio.

Quatro alunos do Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata) de São Gonçalo – RJ exibem orgulhosamente os produtos que agora sabem fazer com excelência, após duas semanas de estágio no setor de laticínios do IFFluminense Campus Bom Jesus. Estudantes do curso técnico integrado em Alimentos com ênfase em Leites e Derivados daquela instituição, Camila Guimarães, Julio Ornellas, Katharyne Cardoso e Ana Beatriz Vilas trocaram o descanso das férias pela rotina da produção agroindustrial, com o objetivo de praticar e ampliar os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Tem sido uma experiência muito diferente da realidade da nossa escola, porque muitos produtos a gente nunca tinha feito, além de processos como embalagem e rotulagem”, avalia Katharyne. Eles tiveram a oportunidade de produzir, pela primeira vez, variedades de queijos e iogurtes, que foram elogiados pela orientadora responsável por auxiliá-los, a servidora Amanda Bastos. O grupo é unânime em citar a importância do estágio para suas vidas profissionais. É um momento de avaliação, “para confirmar se a gente gosta mesmo da área”, explica Camila.

A região onde vivem possui número reduzido de indústrias para absorver todos os estagiários do setor, que acabam se concentrando em instituições varejistas, onde não são desenvolvidas atividades laboratoriais e produtivas. “Não dá pra praticar realmente tudo o que aprendemos. Por isso muitos alunos buscam estágio em outras cidades”, conta Julio, que teve a iniciativa de procurar o IFFluminense para solicitar apoio.

Segundo Amanda, que é técnica de laboratório no Campus Bom Jesus, receber estudantes de outras instituições é importante para o Instituto. “Os servidores tem contato com os alunos, cria uma integração muito interessante tanto para o colégio quanto para a comunidade externa. Nossas portas estão abertas”.

Experiência - A uma semana de voltar para casa, os estagiários aprenderam muito mais do que o estágio previa. Eles contam que essa é a primeira vez longe da família, de modo que a experiência tem sido, também, uma prévia do que a vida adulta trará em breve, já que concluem em 2017 o terceiro ano do ensino médio. Ana Beatriz destaca um aprendizado dos últimos dias: “tem sido diferente de tudo que a gente já viu, mas descobri que o diferente nem sempre é ruim. Estou confirmando que talvez seja isso mesmo o que quero pra minha vida profissional”, conclui.

Serviço - Interessados em desenvolver estágio supervisionado no IFFluminense devem procurar a Coordenação de Integração Escola Comunidade, coordenada pela professora Laila Gomes, para mais informações.

Estagiários Nata atividade

Os estudantes são supervisionados pelo servidor José Carlos Lazarine