CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inova IFF

Campus Bom Jesus se prepara para participar pela primeira vez de Torneio de Robótica

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 17/08/2017 11h00, última modificação 17/08/2017 22h19
Equipe orientada pelos professores Luiz Carlos Garcez e Maurício Salvador competirá nesta sexta-feira (18), na modalidade Lego.
Torneio de Robótica

Alunos dos três anos do curso técnico integrado em Informática formam o time que representará o campus.

A última semana de férias não foi de descanso para os cinco alunos do curso técnico integrado em Informática responsáveis pelo robô que representará o IFF Bom Jesus no Torneio de Robótica do IV Seminário de Inovação Tecnológica do IFFluminense (IV Inova IFF). Antes mesmo de retornarem às aulas, eles já se preparavam para a competição, que acontecerá nesta sexta-feira (18), no Campus Campos Guarus.

Túlio Marcos Dutra, Ana Júlia Brites, Hyasmim Boechat, Maria Luiza Defante e Luan Crisóstomo foram escolhidos para projetar o dispositivo e pensar na melhor estratégia para cumprir o desafio proposto no torneio, que traz cinco missões. Entre elas, garantir a segurança cibernética, conectar dispositivos e implementar rede de comunicação, ações representadas por objetos que deverão ser conduzidos pelo robô a locais específicos de um percurso, dentro do prazo de dois minutos e meio. Muito treinamento e análise de dados fez parte da rotina do grupo até esta quinta-feira (17).

Interdisciplinaridade é um dos pontos trabalhados durante o desenvolvimento do dispositivo. Segundo o professor Maurício Salvador, esta tem sido uma oportunidade de aplicar conceitos de disciplinas como física e matemática, além de lógica e programação. Para os alunos, a experiência tem permitido o aprofundamento de conhecimentos obtidos em sala de aula. “O robô com lego é uma novidade, pois não o temos no Campus Bom Jesus. Todo o processo é dividido em etapas e qualquer mudança nessas etapas gera mudança no nosso código, cuja linguagem também é nova pra nós, então tivemos que 'reinventar' uma forma de programar”, conta a estudante Hyasmim.

Além da modalidade Lego, na qual participam os estudantes de Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense, o torneio também traz a modalidade livre, destinada a estudantes de graduação, que terão liberdade para usar qualquer plataforma robótica. Ao todo, participam 10 equipes de estudantes dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Campos Centro e São João da Barra.