CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

CTA

Cerimônia marca abertura do VII Focal e III Sicitea

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/07/2017 13h30, última modificação 27/07/2017 14h25
Programação segue até sexta-feira, com plenárias, visita técnica, minicursos, debates e desafio fotográfico.
Orquestra de violões do IFFluminense

O grupo apresentou três canções de filmes e seriados.

A sétima edição do Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos (Focal) e o III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos começaram nessa terça-feira (24) com a participação de estudantes e professores de 13 instituições de ensino, de nove diferentes estados brasileiros. Reunidos com o objetivo de discutir questões relacionadas aos cursos de graduação, mercado de trabalho e reconhecimento da profissão, os cerca de 150 inscritos participarão de diversas atividades, como palestras e oficinas, nos próximos três dias. não

Identificar os inscritos no Focal não foi tarefa difícil após o credenciamento. Bolsas verdes, crachás e canecas personalizadas circulavam pelas áreas comuns do Sesc Mineiro Grussaí, despertando a curiosidade dos demais hóspedes. A cerimônia de abertura só aconteceu à noite, mas esperar por ela foi uma tarefa agradável para aqueles que passaram a tarde aprendendo sobre culinária quilombola com os chefs Fabiano Seixas e Maxwel Gonçalves. Durante o dia, a aluna egressa Izabela Cruz e o servidor do Campus Bom Jesus Cassiano Silva também promoveram uma exposição de livros de suas autorias.

Ao som da orquestra de violões do Instituto Federal Fluminense, a cerimônia de abertura começou encantando a plateia, composta de gestores do IFFluminense, coordenadores dos cursos, alunos e autoridades de São João da Barra. Representando o reitor do Instituto Federal Fluminense, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação Vicente de Oliveira iniciou os discursos, enfatizando o potencial do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus. “É um curso que ainda tem muito a crescer e temos a proposta de futuramente implantar um mestrado em rede na área”, antecipou.

A diretora de Ensino Emilly Oliveira, representando o diretor-geral Carlos Freitas, demonstrou a alegria da equipe em receber todos os participantes. “Temos uma responsabilidade de alimentar com qualidade a população e esses momentos de discussão são primordiais para fortalecermos a área”. Rodrigo Souza, da Associação dos Profissionais Cientistas de Alimentos (Apcal), relembrou a trajetória percorrida desde a primeira edição do Focal, orgulhoso pelas conquistas alcançadas até o momento. “Começamos o primeiro curso em Ciência dos Alimentos em 2001 e foi um grande desafio. Muitas pessoas não acreditavam em nós e hoje estamos aqui: já somos 15 cursos no país”.

Emocionada, a presidente da comissão organizadora do VII Focal, Renata Mariano, também falou sobre os desafios enfrentados pela equipe para que o evento acontecesse. “Foram muitos quilômetros percorridos, e, sem dúvidas, muito esforço e sacrifício para estarem aqui hoje. Temos plena consciência disso, e esta semana será de total dedicação do Campus Bom Jesus do Itabapoana para que todos se sintam acolhidos e com sentimento de que valeu a pena ter se deslocado até aqui. Que os objetivos propostos por esse Fórum sejam alcançados e ao final desta sétima edição do Focal estejamos mais juntos e mais fortes”, concluiu, encerrando a cerimônia. Um coquetel foi oferecido aos presentes, finalizando a programação do primeiro dia.

Nessa quarta-feira (26) haverá apresentações dos coordenadores de cursos, palestras e um debate sobre o tema “Refletir, Reinventar, Reaproveitar, Repensar, Reduzir”, promovido pelo projeto Cineclube Debates.

Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site do VII Focal.