CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Cultura Indígena

Cineclube Debates exibe mais um documentário da Mostra de Cinema nas Aldeias Xavante nesta quinta

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/10/2017 13h55, última modificação 18/10/2017 14h14
Exibições iniciadas em setembro acompanham debate sobre a cultura indígena e a realidade das aldeias Xavante.
Índio Cidadão

Eventos são realizados com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O quarto documentário, dos sete selecionados para a 1ª Mostra de Cinema nas Aldeias Xavante: Ver, Ouvir e Debater, será exibido nesta quinta-feira, 19 de outubro, no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, a partir das 16h30min. Aberta ao público e com entrada franca, a sessão discutirá a participação do movimento indígena brasileiro na Assembleia Constituinte (1987-88) por meio do audiovisual "Índio Cidadão?", que conta com relatos de lideranças ativas na mobilização.

Os eventos realizados pela Mostra no Campus Bom Jesus ganharam espaço também em outras instituições de ensino do município, como o Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, onde foram realizadas três sessões com alunos e professores do colégio. Multiplicar as informações sobre esta cultura é um dos objetivos da Mostra, que é realizada a partir do material obtido pelo Cineclube Debates por meio de uma Chamada Pública da Fundação Nacional do Índio (Funai), que selecionou 105 instituições, entre 173 inscritas, para receber o conteúdo. O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus está entre nove escolhidos no estado do Rio de Janeiro.

Exibição Eber Teixeira de Figueiredo

Exibição no Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo

“A proposta desta mostra é promover contato com a cultura Xavante, seus aspectos, singularidades, problemas e demandas por meio da linguagem audiovisual e, a partir disso, estabelecer círculos de discussão, mesas redondas e debates”, explica o professor Rafael Tardin, coordenador do projeto Cineclube Debates, responsável pelos eventos. Até dezembro, outros três documentários serão exibidos no campus e há possibilidade de promover exibições em outras instituições da cidade. Confira abaixo o cronograma com as futuras sessões.

Programação Mostra Aldeias Xavante