CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Empreendedorismo

Competição de ideias reúne estudantes e produtores rurais

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/09/2016 12h28, última modificação 12/09/2016 12h36
Equipes devem desenvolver ideias que promovam inovação no campo. Apresentação será no dia 22 de setembro, quando serão escolhidos os finalistas da competição.
Estudo foi feito com produtores de Varre-Sai (RJ) e Italva (RJ).

Omar Torres apresentou dados de pesquisa desenvolvida na região Noroeste Fluminense.

Cerca de 150 pessoas, entre produtores rurais e alunos, participaram do primeiro dia da Competição de Ideias, realizada no dia 5 de agosto, no auditório Amanda Celeste do Campus Bom Jesus do Itabapoana. O público foi distribuído em onze equipes, que deverão apresentar ideias que promovam inovação no setor rural, em aspectos relacionados ao meio ambiente, produção agropecuária e agroindustrial, serviços, entre outros.

A programação começou com a apresentação do professor Omar Torres, da Universidade de Liepzig (Alemanha), a respeito de pesquisa desenvolvida com produtores rurais na região de Italva (RJ) e Varre-Sai (RJ). Os produtores também tiveram a oportunidade de expor suas ideias e demandas, proporcionando, na sequência, uma interação com os alunos que auxiliarão no desenvolvimento de projetos propostos durante o evento.

O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Carlos Freitas, destacou a importância do contato entre produtor rural e alunos: “o evento possibilitou que alunos de uma amplitude de cursos tivessem acesso ao produtor rural, buscando de maneira conjunta atender às necessidades de ambas as partes. Os alunos aprendem com a prática e os produtores recebem uma assistência que sempre foi solicitada à nossa instituição”.

Daniel Coelho, diretor de Pesquisa, Inovação e Extensão, avaliou positivamente a repercussão da iniciativa. “Foi bem interessante abrir a escola para os produtores rurais e profissionais que trabalham com extensão rural. Foi uma ação inicial para abrir portas que possibilitem parcerias e projetos futuros”, conclui.

Participaram produtores rurais de toda a região Noroeste Fluminense e alunos dos Campi Bom Jesus do Itabapoana e Santo Antônio de Pádua do IFFluminense. A etapa final acontecerá no dia 22 de setembro, quando serão apresentadas as propostas das equipes. As três melhores receberão apoio do Programa Rio Rural para serem desenvolvidas.

Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana