CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Agroecologia

Comunidade prestigia inauguração da Feira Sabores, Saberes e Saúde

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/04/2019 12h37, última modificação 05/04/2019 10h51
Além da comercialização de produtos, programação ofereceu oficina, roda de conversa e música.
Feira Sabores, Saberes e Saúde

Comunidade adquiriu produtos diversos durante a feira.

A Feira Sabores, Saberes e Saúde, inaugurada no Campus Bom Jesus do Itabapoana nessa quarta-feira, dia 03 de abril, superou as expectativas dos organizadores e visitantes. Os sete produtores que participaram como fornecedores no evento esgotaram os estoques de frutas, legumes, hortaliças, geleias e demais produtos oferecidos durante a feira, fato que alegrou também os consumidores que prestigiaram a inauguração.

“Achei muito legal, um verdadeiro incentivo para a galera. É importante para o jovem, que deve conhecer a área agrícola, e para o comércio”, afirma Everaldo de Pádua. Pai dos estudantes Guilherme de Pádua e Everaldo Júnior de Pádua, do curso técnico integrado em Informática, veio acompanhado da caçula, Maria Clara de Pádua, e variou nas aquisições: couve, mandioca, limão, broa e o famoso pão de mel da Nutriarte.

Everaldo e Maria Clara

Everaldo de Pádua e a filha, Maria Clara.

O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Carlos Freitas, também é consumidor assíduo da Rede Sabor e Saúde, por meio das encomendas online. Ele acredita que o método é muito eficaz, mas aprovou a possibilidade de adquirir produtos que não foram previamente encomendados. “Minha família faz questão de consumir alimentos livres de agrotóxicos, é um meio de trazer saúde para dentro de casa. Sou fã do projeto, que além de fomentar o desenvolvimento da agropecuária e agroindústria na região, promove essa abertura para que a comunidade venha conhecer a escola e os produtores”, elogia.

Para o coordenador da Rede, Eduardo Moreira, o brilho nos olhos de cada agricultor ao fim do evento é uma garantia de que a iniciativa terá continuidade. “A parte comercial, de compra e venda, é muito importante porque precisamos gerar renda. Mas o principal é manter o vínculo entre a escola e a comunidade. Eles percebem que a instituição é preocupada em realizar um processo educativo, mas também em saber se esse processo está gerando qualidade de vida para essas pessoas. O resultado é uma relação de mútua confiança e responsabilização”, avalia.

Eva Marina é uma das produtoras que participam do projeto desde a sua criação e não esconde seu amor pela Rede. Segundo ela, a feira foi uma “grata surpresa”. Em pouco tempo já havia vendido todos os seus produtos. “Apostamos na feira e deu muito certo. Todos os produtores ficaram muito satisfeitos e é ótimo ver os alunos prestigiando; tão jovens e já tão maduros”, destaca. Ela também participou das atrações oferecidas durante a tarde e enfatizou sua admiração pelo Sarau literário, que discutiu a realidade da mulher na sociedade. “Ver os estudantes participando, declamando poesias, ficando até o final… achei de uma importância imensa”, lembra.

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFFluminense (ITCP/IFF) também marcou presença na programação da feira, oferecendo a oficina “Boas Práticas de Fabricação para Manipuladores de Alimentos”, que enfatizou a importância dos procedimentos de higienização e armazenamento de alimentos.

A proposta da Rede Sabor e Saúde é promover a feira quinzenalmente. A próxima edição, contudo, está prevista para o dia 24 de abril, quando acontecerá o tradicional Abril Indígena no IFF Bom Jesus.