CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

AlQualis Jr.

Curso de carnes qualifica estudantes e profissionais na área de embutidos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/06/2018 12h56, última modificação 21/06/2018 12h59
Curso promovido pela AlQualis Jr. aconteceu nos dias 14 e 15 de junho e capacitou estudante e profissionais do setor alimentício.
Curso de Carnes

Cursistas participaram da produção de embutidos, incluindo defumados.

A empresa júnior do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana, AlQualis Jr., e o professor Alcides Ricardo de Oliveira, realizaram na última semana um curso de carnes com ênfase em embutidos, ministrado pelo engenheiro de alimentos Marcel Brum. A capacitação contou com 25 inscritos, entre ex-alunos, alunos do campus e profissionais do setor, que participaram de todas as atividades e foram certificados ao final.

O curso foi preparado de acordo com as realidades de mercado local e a disponibilidade de matérias-primas. Temos uma diferença de características devido ao regionalismo dos diversos estados do Brasil”, explica Marcel. As atividades foram desenvolvidas no laboratório de processamento de carnes do Campus Bom Jesus e a participação e interesse dos cursistas foram aspectos destacados pelo engenheiro.

A cientista de alimentos formada pelo IFFluminense Christiane Schneider atualmente gerencia um açougue da cidade e afirma ter tirado grandes ensinamentos do curso, elogiando em especial o conteúdo teórico. “O curso superou minhas expectativas, porque na minha atuação profissional já precisei de informações relacionadas a formulações, legislação, entre outros. É um conteúdo difícil de encontrar em bibliografias e até na internet, mas que profissionais da área podem repassar. A prática é fundamental, mas o conteúdo teórico foi o ponto chave para mim”, pontuou. Ela também destacou a oportunidade de conhecer outros profissionais do setor, contato que possibilitará parcerias e trocas de experiências futuras.

Curso de Carnes

Christiane Schneider afirma ter aprendido receitas que serão úteis
em sua atuação profissional.

Para os membros da AlQualis Jr., o aprendizado começou antes mesmo das aulas. “Aprendemos muito com cada detalhe, erros e acertos. Aprendemos muito para os próximos que poderão surgir”, afirmou a presidente da empresa, Letícia Oliveira. “Vejo que estamos crescendo e temos um potencial muito grande pra seguir em frente”, acrescenta o vice-presidente e diretor administrativo e financeiro, Diego Almeida. Outro curso já está sendo organizado, na área de laticínios, com previsão de realização em setembro de 2018.

A AlQualis Jr. oferece diversos serviços em consultoria alimentar. Com sede no Campus Bom Jesus, a empresa pode ser contatada pelo e-mail atendimento@alqualisjunior.com ou pela página no Facebook.