CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Apiacá-ES

Curso FIC de Cafeicultura capacita agricultores e resultados já são identificados

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/05/2018 16h03, última modificação 26/05/2018 16h23
Cursos oferecidos pelo Campus Bom Jesus na região foram elogiados pelos participantes do 16º Simpósio Regional de Café, realizado em Bonsucesso, distrito de Apiacá.
Curso FIC de Cafeicultura

Produtores participam de aulas práticas e teóricas.

O 16º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do Espírito Santo chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 25, e contou com a participação de alunos e servidores do Campus Bom Jesus do Itabapoana. O diretor-geral do campus, professor Carlos Antônio Araújo de Freitas, foi convidado a compor a mesa de abertura do evento, ao lado de representantes de instituições e autoridades do município, que na ocasião elogiaram o trabalho desenvolvido pelo IFF na região.

Agricultores locais tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências durante o momento de abertura do Simpósio e, na ocasião, a presença do Instituto Federal Fluminense foi citada pelos presentes. Participantes do curso de Formação Inicial Continuada de Cafeicultura, oferecido pelo Campus Bom Jesus do Itabapoana em Bonsucesso desde o final de abril deste ano, falaram sobre os impactos da capacitação na valorização do café produzido na região.

Em apenas 40 dias de aulas, com expressivo conteúdo prático, análises apontam melhoria na classificação do café colhido na região, que já é considerado "especial". Segundo o professor Lanusse Cordeiro, professor do curso, a conquista representa um aumento considerável no valor da saca do produto, antes vendida a R$ 400 e que, agora, pode chegar ao preço de R$ 2.000. "Fico muito emocionado por saber que estamos levando melhoria na qualidade de vida dessas pessoas", confessa o diretor-geral Carlos Freitas.

Ao todo, serão 160 horas de capacitação para os produtores do distrito de Bonsucesso.