CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Conscientização

Curso Técnico comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com gincana ecológica

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/06/2018 13h05, última modificação 13/06/2018 08h08
Evento possibilita prática de conhecimentos obtidos em sala de aula e promove integração entre alunos e professores.
Dia do Meio Ambiente

Avaliação dos alunos foi positiva, segundo professores do curso.

Pelo quarto ano consecutivo as turmas das modalidades concomitante e integrado do curso técnico em Meio Ambiente se uniram para celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em todo o mundo em 05 de junho. A programação teve início às 8h, com café da manhã e distribuição dos 97 alunos em 10 equipes que participariam dos desafios ao longo do dia. Habilidades artísticas, lógica, conhecimentos gerais, culturais e, principalmente, ambientais foram necessários para o cumprimento das tarefas.

Planejamos várias atividades práticas de educação ambiental com conteúdos multidisciplinares e interdisciplinares. A primeira, por exemplo, foi cultural e artística: as equipes criaram uma bandeira que representasse o grupo, com temática ambiental. A partir daí, percorreram todo o campus desenvolvendo atividades de topografia, conservação e preservação ambiental, controle de poluição e diagnóstico ambiental”, explica o professor Filipe Ambrosio. Reciclagem e reutilização foram conceitos trabalhados na prática, com o desafio de confecção de produtos a partir de garrafa PET.

Após o almoço, as equipes se concentraram no Módulo II do campus, para atividades esportivas e recreativas. Da tradicional corrida com o pé amarrado ao divertido “carrinho de mão”, muita diversão fez parte da construção e troca de conhecimentos. “Todos os grupos tinham alunos dos três anos do curso técnico, para promover integração entre os períodos, bem como a troca de informação, convívio e experiências”, acrescenta Filipe. A aluna Beatriz Alves, do primeiro ano do curso técnico integrado, considerou a iniciativa interessante. "É um dia de aulas, porém com atividades diferentes e divertidas. Achei muito bom terem dividido os grupos sem 'panelinhas', pois assim conhecemos novas pessoas. Vou aproveitar o máximo possível desse dia ao longo dos próximos anos", planeja. Para repor as energias, o dia terminou com cachorro-quente, bolo e refrigerante, enquanto a equipe vencedora era anunciada: o grupo número 10 levou a premiação, com maior número de pontos acumulados durante as tarefas.