CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Curso Técnico em Segurança do Trabalho participa de visita técnica no Hospital São Vicente de Paulo

Educação à Distância

Alunos também participaram de palestra e aula da saudade no último sábado, dia 23 de fevereiro.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/02/2019 08h44, última modificação 26/02/2019 10h36
Show image carousel Estudantes visitaram todas as instalações do hospital, conhecendo os mapas de risco de cada local.

Encerrando as atividades do Curso Técnico em Segurança do Trabalho oferecido na modalidade Ensino à Distância pelo IFF Bom Jesus, os futuros técnicos participaram de atividades presenciais no último sábado, dia 23 de fevereiro. A manhã foi de visita técnica no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Bom Jesus do Itabapoana, onde os alunos, acompanhados pelo professor Romulo Viana, tiveram a oportunidade de observar e analisar as atribuições do profissional em ambientes hospitalares.

Recebido pelo técnico de segurança do trabalho do HSVP, Leonardo Poeys, o grupo visitou todos os ambientes do local, onde tiveram a oportunidade de também conhecer os programas desenvolvidos no hospital, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Gerenciamento de Resíduos no Serviço de Saúde (PGRSS), além de outros documentos e ações desenvolvidas pelo profissional de Segurança do Trabalho. “Foi uma atividade extremamente importante para a formação dos alunos, pois permitiu entender toda estratégia do profissional na área hospitalar. É claro que a área hospitalar tem pontos particulares, mas há programas que são comuns a outras áreas, como indústria, construção civil”, considera Romulo.

Para ele, o técnico em Segurança do Trabalho deve resguardar a instituição por meio dos programas, ações e capacitações que visem não apenas à prevenção de sanções, mas principalmente a qualidade de vida do trabalhador. “Esse deve ser o ponto principal considerado pelo técnico de segurança. Os programas reforçam o trabalho desse profissional de segurança, minimizando os riscos ambientais, do trabalho, e automaticamente promovendo saúde para o trabalhador”, acrescenta.

A estudante Makelly Araújo considera que a visita mudou sua percepção sobre a profissão. “Vimos na prática como funciona a questão da segurança, desde a documentação até a análise dos locais onde há mais atuação de nossa área de trabalho, como descarte e separação dos lixos, insalubridade, uso de equipamentos, uniforme. Minha mente era ainda muito fechada e a visita abriu minha visão sobre o curso”, conta.

À tarde, uma palestra sobre o PPRA foi ministrada pelo também técnico em segurança do trabalho Anderson Santana. Foram três horas de informação sobre a construção do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, documento que a turma foi orientada a produzir como atividade avaliativa do curso. “Não foi fácil produzir o PPRA, então a palestra foi muito produtiva no sentido de evitar erros”, explica Makelly.

O encontro terminou com uma aula da saudade, marcando o encerramento das atividades do curso, com o objetivo de motivá-los para a prática profissional e incentivá-los para o mercado de trabalho. Segundo o coordenador do Polo EaD do Campus Bom Jesus, Rafael Almeida, a modalidade Ensino à Distância permitiu que grande parte da turma, formada por aproximadamente 25 alunos, chegasse ao fim da capacitação. “A turma é muito empenhada. A maioria dos alunos trabalha e a modalidade EaD foi essencial para que eles pudessem conciliar o estudo com as atividades extras”, ponderou.

Aula da saudade Técnico em Segurança do Trabalho

Aula da saudade finalizou atividades com descontração.