CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Atendimento

Daife do Campus Bom Jesus realiza acompanhamento social de estudantes durante a pandemia

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/04/2020 20h00, última modificação 29/04/2020 20h10
Palestras, atendimento psicológico, orientação sobre auxílio emergencial, doações de cestas básicas e medicação são algumas das ações realizadas pela equipe técnica da diretoria.
Assistência Estudantil

Cuidar da saúde do corpo e da mente é sempre importante e, em tempo de isolamento social, uma atenção especial deve ser dada ao autocuidado. Objetivando amenizar impactos da pandemia do novo coronavírus, a equipe técnica da Diretoria de Apoio à Formação Integral do Estudante (Daife) do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, com o apoio das coordenações de cursos e da diretoria de Ensino, está promovendo uma série de ações de acompanhamento social, atuando diretamente com os alunos da instituição.

Por meio de webconferências, temáticas como ações de prevenção do Covid-19, acesso aos auxílios assistenciais oferecidos durante a pandemia, gestão saudável da nova rotina, dinâmica dos relacionamentos interpessoais e orientações sobre bolsas e auxílios de assistência estudantil tem sido abordadas, além do oferecimento de acolhimento psicológico aos estudantes. Segundo a assistente social do Campus Bom Jesus, Erika Barbosa, estar “perto” dos alunos nesse momento é prioridade da instituição. “No que se refere à saúde mental, o isolamento social é visto como um momento propício para agravamento dos distúrbios e adoecimentos de natureza psicológica. É importante que eles saibam que estamos à disposição para o que precisarem”, afirma. Além dela, a psicóloga Viviane Oliveira e a médica Lígia Faial têm atuado junto aos estudantes.

Lígia e Erika têm realizado, ainda, visitas domiciliares para atendimento e orientações presenciais. Entre as ações possibilitadas pelo contato está o encaminhamento de estudantes que necessitam de atendimento médico pré-natal e psicológico à rede municipal de saúde e a compra de medicação para estudantes que apresentam problemas emocionais, os quais também são acompanhados diariamente pela equipe da Daife.

Alunos em situação de vulnerabilidade social também contam com o recebimento de cestas básicas. Até o momento, 21 cestas foram doadas. Os estudantes que precisarem de apoio podem entrar em contato com o coordenador de seu curso, que fará o repasse da demanda à equipe Daife.

“Estamos usando grande parte do nosso tempo para interagir nas redes virtuais, mas não vamos nos limitar a isso. Vamos aproveitar esse momento para fortalecer os vínculos familiares, cultivar e aproveitar os momentos prazerosos, sobretudo com aqueles que residem na mesma casa. Vamos cuidar da saúde física e psíquica; higienizar as mãos e evitar o contato com o rosto, fazer atividades físicas é sempre uma boa opção”, incentiva a assistente social.