CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Técnica

Desafio Fotográfico dá origem a curso de fotografia oferecido em parceria pelo IFF e IFES

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/11/2019 20h00, última modificação 26/11/2019 13h30
Trabalhos desenvolvidos durante o curso serão expostos na Feira Nacional de Turismo Rural, em Venda Nova do Imigrante, nesta semana.
Photo Desafio

Temáticas das fotografias foram variadas e escolhidas pelos professores do curso.

Recortar a realidade durante a captura de uma fotografia é exercício que exige não apenas técnica, mas também reflexão. Essa é a ideia defendida pelo professor Rafael Tardin, coordenador do projeto Cineclube Debates do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Graças a uma parceria firmada com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Venda Nova do Imigrante, ele pôde compartilhar a proposta com estudantes daquele campus e o resultado dessa mudança de paradigma será exposto durante a Feira de Educação, Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura (Fecitac), realizada no Ifes Venda Nova em novembro de 2019.

Estudantes dos cursos técnicos integrados e superior oferecidos pelo Campus Venda Nova puderam participar das aulas. O resultado do exercício desse novo olhar foi uma série de fotografias dignas de exposição, que estão disponíveis no Instagram do Photo Desafio. Interessados também poderão admirar as imagens durante a Feira, que acontecerá no Campus Venda Nova.

Foi durante uma sessão do projeto Cineclube Debates que surgiu o IFFotoclube. Criado para estimular a reflexão e o exercício do olhar atencioso sobre a prática de fotografar, o clube começou com uma proposta audaciosa – um Desafio Fotográfico que envolveu os participantes em modalidades de 365 dias, 52 semanas ou 30 dias de produções imagéticas.

A partir de então, nasce a ideia de realizar um desafio dentro da programação do VII Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos (Focal) e III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Sicitea), sediados pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana em 2017. O sucesso resultou na repetição do Desafio na oitava edição do evento, realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Venda Nova do Imigrante nesse ano.

A interação entre servidores das duas instituições durante o VIII Focal rendeu o convite ao professor Rafael Tardin para a oferta do curso de Fotografia, ministrado no IFES Venda Nova. Por meio de videoaulas e interações online, Rafael compartilha a visão de fotografia proposta pelo Cineclube. “O minicurso alia não apenas aparato técnico, mas também reflexivo da fotografia. O tema da minha aula é tornar visível o invisível; tornar perceptível o imperceptível, que seria fotografar coisas do dia a dia que ninguém vê e que, com a captura da imagem, você consegue tornar visível”, explica. Os servidores do IFES Leonardo Pichara Mageste Sily, Leandro Marques Jubini e Iasmyn Ferreira também lecionaram durante o curso.