CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Residência Estudantil

Esporte e lazer melhoram dia a dia longe de casa

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/03/2018 16h30, última modificação 20/03/2018 10h58
Residentes da moradia estudantil do Campus Bom Jesus participam de futebol, natação, jiu jitsu e aulas de música durante a semana.
Jiu-jitsu

Todos os residentes podem participar das atividades.

Deixar a casa dos pais para morar em outro município, com pessoas desconhecidas e uma rotina de aulas não é fácil, mas é a realidade de cerca de 70 alunos atendidos pela moradia estudantil do Campus Bom Jesus, único do Instituto Federal Fluminense que oferece esse benefício. Para aliviar a saudade, promover a socialização e proporcionar momentos de descontração aos residentes, são oferecidas atividades esportivas e culturais nos horários livres, ministradas por parceiros e colaboradores do Instituto.

"Iniciamos essa oferta com o intuito de fazer com que os alunos que estão longe de casa se sintam acolhidos, apoiados, seguros e felizes em nossa instituição", explica a coordenadora da Moradia Estudantil, Erdelina Lima. A primeira modalidade implantada, que já vem sendo praticada há alguns anos, é o futebol. Quinta-feira à noite é dia de jogo, sob a responsabilidade dos treinadores Jamil Cury e Renato Paiva. À tarde, a natação é supervisionada pelo salva-vidas Cristiano de Paula. A novidade deste ano é a inclusão do Jiu-jitsu, ensinado pelo professor Eduardo Fitaroni, que já conquistou títulos nacionais e internacionais na modalidade. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 19h às 20h, na quadra do colégio. Há a proposta de oferecer, futuramente, aulas de capoeira.

Além dos esportes, ainda é possível perceber, nos arredores da Moradia Estudantil, o som das aulas de música, também ministradas por Jamil Cury. Violão e sanfona são os instrumentos predominantes que têm despertado o interesse dos admiradores de boas canções. Paulo Wilson dos Santos é um dos alunos recém-chegados ao Instituto. Vindo da zona rural de São José do Calçado – ES, ele participa da natação, futebol, jiu-jitsu e escolheu o violão para iniciar o aprendizado de música. “As atividades fazem muita diferença no meu dia a dia, porque estou aprendendo a ser mais sociável, responsável e organizado”, conta.

Do mesmo modo, palestras, sessões de discussão do projeto Cineclube Debates e aulas de tutoria e monitoria são oferecidas aos residentes, que precisam cumprir as obrigações escolares e manter boas médias para participarem das atividades. A última ação foi uma conversa com a odontóloga Vívia Ferreira sobre saúde bucal, realizada no dia 13 de março. Na ocasião também foram eleitos os representantes da Moradia Estudantil.

Representantes Moradia Estudantil

Representantes eleitos, com a coordenadora da Moradia Estudantil,
Erdelina Lima, e a odontóloga Vívia Ferreira.