CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Estudante é selecionada para etapa nacional da WorldSkills 2017

Notícias

Estudante é selecionada para etapa nacional da WorldSkills 2017

Olimpíadas do Conhecimento

Etapa classificatória aconteceu em Santa Catarina. Seis alunos de Institutos Federais passaram para próxima fase.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/06/2016 12h18, última modificação 20/06/2016 12h20
Exibir carrossel de imagens Professora e aluna foram a Florianópolis para competição.

Professora e aluna foram a Florianópolis para competição.

Therys Castro, estudante do 3º ano do curso técnico integrado em Alimentos do campus Bom Jesus do Itabapoana, está entre os seis alunos selecionados para a etapa nacional das Olimpíadas do Conhecimento World Skills 2017. Competindo na modalidade “Panificação”, Therys passou pelo desafio individual realizado nos dias 1º e 2 de junho, em Florianópolis – SC, onde alunos de Institutos Federais de todo o país fizeram provas relacionadas à área escolhida visando a classificação para a próxima etapa, que acontecerá em julho, na cidade de Belo Horizonte – MG.

Foram três os desafios propostos na categoria: execução do pão branco, moldado em três formatos (pão branco tradicional, com gergelim e recheado); pão rústico e uma escultura de pães com massas fermentada e não fermentada. Charles Chaplin foi a referência escolhida para esta construção, que deveria seguir o tema “cinema”. Lidar com o pouco tempo para concluir os testes e realizá-los em um ambiente desconhecido não foram tarefas fáceis, mas que trouxeram boas experiências. “Ainda não temos a panificadora construída em nosso campus, então foi muito interessante ver de perto uma estrutura de panificação de tão boa qualidade”, comenta Therys.

O tempo de preparo para o evento foi curto, demandando muita dedicação não só da aluna, mas também da professora Kátia Kawasi, responsável pela indicação e preparo de Therys para a competição. Vídeos, livros e encontros durante os fins de semana e feriados fizeram parte do cronograma de estudos, que culminaram no desempenho bem-sucedido da dupla. “Tivemos apenas três semanas de treinamento, que é um prazo muito curto. Mas Therys tem muita garra e isso me estimula a vir aqui aos fins de semana para treinarmos”, conta Kátia, que não esconde a alegria pela aluna: “Ela se esforçou bastante, treinou em casa, buscou. É muito pró-ativa e merece essa conquista”, ressalta.

Além da classificação para a próxima etapa, Kátia e Therys enfatizam o conhecimento adquirido por meio da experiência. Estamos aprendendo muito e isso é um estímulo para investirmos nessa área, que possui cursos muito solicitados e que ainda não possuímos em nosso campus”, conclui a professora, que cogita inclusive possíveis alterações na grade curricular do curso Técnico em Alimentos.

A próxima etapa, que acontecerá em Belo Horizonte, contará com 17 competidores e a dupla já se prepara para a competição. O melhor vai representar o Brasil na WorldSkills em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2017.

(Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana)