CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Olimpíadas do Conhecimento

Estudante é selecionada para etapa nacional da WorldSkills 2017

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/06/2016 12h18, última modificação 20/06/2016 12h20
Etapa classificatória aconteceu em Santa Catarina. Seis alunos de Institutos Federais passaram para próxima fase.
Kátia e Therys

Professora e aluna foram a Florianópolis para competição.

Therys Castro, estudante do 3º ano do curso técnico integrado em Alimentos do campus Bom Jesus do Itabapoana, está entre os seis alunos selecionados para a etapa nacional das Olimpíadas do Conhecimento World Skills 2017. Competindo na modalidade “Panificação”, Therys passou pelo desafio individual realizado nos dias 1º e 2 de junho, em Florianópolis – SC, onde alunos de Institutos Federais de todo o país fizeram provas relacionadas à área escolhida visando a classificação para a próxima etapa, que acontecerá em julho, na cidade de Belo Horizonte – MG.

Foram três os desafios propostos na categoria: execução do pão branco, moldado em três formatos (pão branco tradicional, com gergelim e recheado); pão rústico e uma escultura de pães com massas fermentada e não fermentada. Charles Chaplin foi a referência escolhida para esta construção, que deveria seguir o tema “cinema”. Lidar com o pouco tempo para concluir os testes e realizá-los em um ambiente desconhecido não foram tarefas fáceis, mas que trouxeram boas experiências. “Ainda não temos a panificadora construída em nosso campus, então foi muito interessante ver de perto uma estrutura de panificação de tão boa qualidade”, comenta Therys.

O tempo de preparo para o evento foi curto, demandando muita dedicação não só da aluna, mas também da professora Kátia Kawasi, responsável pela indicação e preparo de Therys para a competição. Vídeos, livros e encontros durante os fins de semana e feriados fizeram parte do cronograma de estudos, que culminaram no desempenho bem-sucedido da dupla. “Tivemos apenas três semanas de treinamento, que é um prazo muito curto. Mas Therys tem muita garra e isso me estimula a vir aqui aos fins de semana para treinarmos”, conta Kátia, que não esconde a alegria pela aluna: “Ela se esforçou bastante, treinou em casa, buscou. É muito pró-ativa e merece essa conquista”, ressalta.

Além da classificação para a próxima etapa, Kátia e Therys enfatizam o conhecimento adquirido por meio da experiência. Estamos aprendendo muito e isso é um estímulo para investirmos nessa área, que possui cursos muito solicitados e que ainda não possuímos em nosso campus”, conclui a professora, que cogita inclusive possíveis alterações na grade curricular do curso Técnico em Alimentos.

A próxima etapa, que acontecerá em Belo Horizonte, contará com 17 competidores e a dupla já se prepara para a competição. O melhor vai representar o Brasil na WorldSkills em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2017.

(Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana)