CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Internacionalização

Estudantes argentinos realizam estágio no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 23/11/2017 12h00, última modificação 23/11/2017 13h01
Graduandos de Medicina Veterinária estão no Brasil para capacitação na área de suinocultura.
Atuação no setor de suinocultura

Atividades envolveram todos os estágios da produção.

Dois alunos da Universidad Nacional de la Província del Centro de Buenos Aires (Unicen) concluíram na última semana o período de um mês de estágio no setor de suinocultura do Campus Bom Jesus do Itabapoana. Martin Minguez e Cristian Calafati, estudantes de Medicina Veterinária, chegaram ao Brasil por meio de um programa de intercâmbio da Unicen com a Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foram recebidos para o início das atividades.

Pesquisadores da área de suinocultura, os graduandos passaram dois meses na UFF, desenvolvendo análises microbiológicas de carnes, embutidos e água, além das atividades práticas na fazenda da Universidade. Também passaram duas semanas no IFRJ Campus Pinheiral, de onde seguiram para o IFF Bom Jesus, onde não só atuaram no setor de suínos, mas visitaram agroindústrias, desenvolveram trabalhos no setor de cunicultura e produção de ração. Neste último puderam, pela primeira vez, calcular e fabricar rações para animais em fase de crescimento. O zootecnista Columbino Teixeira foi o responsável pela orientação dos estagiários.

A rotina no campus foi de muito trabalho. As atividades compreenderam todas as fases de produção animal, desde a cobertura de matrizes até o processo final para o abate. Eles também desenvolveram dois ensaios no setor, voltados para o acompanhamento de ganho de peso dos leitões. Outro aspecto trabalhado foi a sanidade dos animais, que foram avaliados e, aqueles que apresentavam alguma doença, receberam tratamento. Além disso, visitaram granjas suínas na região e conheceram a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Campus Alegre.

A qualidade das estruturas de produção no Brasil impressionou os estudantes. Eles contam que o país é referência em suinocultura e o contato com profissionais brasileiros tem proporcionado experiências interessantes, que são muito valorizadas na Argentina. A produção no Campus Bom Jesus, que possui objetivo pedagógico e de abastecimento interno, também chamou a atenção deles. “Na Argentina as atividades são parecidas, mas minha experiência lá foi comercial: produzir carne ao menor custo possível e ganhar o máximo possível. Aqui, o objetivo é que o aluno aprenda e que a produção abasteça o restaurante. Acho isso muito bom para os estudantes; não temos um colégio assim na Argentina”, conta Cristian Calafati. “Temos escolas agrárias, mas não nesse nível: com integração de criação e produção com tamanha qualidade”, acrescenta Martin, elogiando também a estrutura de assistência estudantil do campus, como o refeitório e alojamento.

Os intercambistas permanecem em Niterói até o fim de dezembro e já planejam retornar ao Brasil futuramente, para ingressar em programas de mestrado na área de nutrição animal.