CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Graduação sanduíche

Estudantes do CTA farão intercâmbio em Portugal

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/08/2016 09h55, última modificação 16/08/2016 10h24
Eles cursarão o último período da graduação no Instituto Politécnico de Bragança, onde 11% dos alunos são intercambistas. Instituição é referência mundial em Tecnologia de Alimentos.
Alunos se preparam para cinco meses em Portgal

Grupo é o primeiro do Campus Bom Jesus a fazer graduação sanduíche.

A partir do dia 19 de setembro Portugal terá mais sete brasileiros em seu território. O número corresponde a 50% dos alunos do sétimo período do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus do Itabapoana, que passarão cinco meses estudando no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), referência mundial na área. Esta é a primeira vez que estudantes do campus farão graduação sanduíche e a oportunidade surgiu por meio de um contato estabelecido pela professora Sheila Abrahão, coordenadora do curso, que propôs o convênio entre as instituições. Para tanto, ela contou com o apoio da diretoria de Pesquisa e Extensão do campus e da pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense.

A expectativa dos intercambistas é grande e supera o receio da dificuldade de adaptação, da distância da família e “até mesmo do frio”, lembra a aluna Carolina Lepre. Entre os objetivos a serem alcançados, Bruna Lessa cita o enriquecimento cultural: “vou tentar absorver o máximo da experiência de outros países”. Krystal Soares acrescenta que esta é também uma oportunidade de “conviver com referências na área e conhecer laboratórios de pesquisa de alta qualidade”, além da valorização que a experiência em outro país acrescenta ao currículo profissional.

A coordenadora, que também estudou no exterior, ressalta a importância desta experiência para o crescimento pessoal e acadêmico.Será excelente pra eles. Saírem de uma cidade de interior, ir para outro país, viver outra cultura e outra tecnologia de alimentos, porque lá eles são especializados em produtos que nós não somos”, explica. A região é referência em azeite, vinhos e bebidas alcoólicas, pescado e óleos vegetais, produtos que os alunos estudarão no IPB.

O interesse do grupo em fazer intercâmbio foi um incentivo para que ela buscasse a parceria, por meio da qual todas as vagas solicitadas foram atendidas, duas delas com custeio de alojamento e alimentação fornecidos pelo Instituto Politécnico de Bragança. Os demais alunos receberão auxílio por meio de bolsas de pesquisa e extensão oferecidos pelo IFFluminense.

Sheila ressalta o desejo de que aproveitem a experiência ao máximo e que esta não se esgote na graduação. “Se algum deles decidir ficar por lá fazendo alguma pós, que nem volte”, brinca. “E que seja o primeiro passo para correrem atrás de outras coisas”, conclui. Além dos alunos citados, vão para Portugal os graduandos Christiane Schneider, Solciaray Soares, Poliana Gualande e Lucas Martins.

Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana