CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Feira de produtos orgânicos atrai participantes da VI Mostra do Conhecimento

Feira de produtos orgânicos atrai participantes da VI Mostra do Conhecimento

Agroecologia

Participantes puderam conversar com produtores orgânicos de municípios da região e adquirir produtos certificados.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/09/2018 14h54, última modificação 27/09/2018 08h43
Exibir carrossel de imagens Sebastião Campos e o sobrinho Afonso Júnior são produtores orgânicos de Bom Jesus do Itabapoana.

Novidade deste ano na Mostra do Conhecimento, a feira orgânica realizada na manhã desta quarta-feira, 19 de setembro, atraiu o interesse dos participantes do evento. Frutas, legumes, hortaliças, cereais, ovos, entre outros, foram oferecidos por produtores da região noroeste fluminense, proporcionando ainda a oportunidade de diálogo entre agricultores e o público presente.

Jorge Almeida, presidente da Associação dos Produtores Orgânicos do Extremo Norte Fluminense (Aproenf), acredita que a oportunidade traz visibilidade aos agricultores e estimula o consumo de alimentos orgânicos. “Mostrar os produtos certificados divulga o trabalho dos produtores, que trabalham em cooperação para oferecer alimentos livres de produtos químicos. O Campus Bom Jesus tem grande potencial para incentivar a agroecologia em nosso estado”, analisa.

A servidora do Campus Bom Jesus Rita de Cássia Carreiro passou pela feira e adquiriu agrião e serralha. Ela elogiou a iniciativa, destacando a oportunidade de troca de experiências. “Esse tipo de ação incentiva os alunos e servidores a consumirem produtos mais saudáveis. Também possibilita aos estudantes conhecerem a realidade dos produtores, e esses conhecem a instituição”, analisa. Além de consumidora, ela cultiva hortaliças orgânicas para consumo, como couve e temperos. Para ela, a prática garante alimentos saudáveis e serve de terapia.

Rita de Cássia Carreiro

Parceria - O Campus Bom Jesus já ofereceu aos produtores, por meio de parceria firmada há dois anos com a Aproenf, cursos de capacitação em áreas como produção de mudas e processamento de vegetais. Atualmente, 33 agricultores de Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, Porciúncula e Natividade fazem parte da Associação e o produtor Sebastião Campos é um deles. Único produtor de café orgânico em Bom Jesus, Sebastião fala com orgulho dos 11 anos de certificação na atividade. Estar no IFF, segundo ele, foi uma experiência marcante: “as pessoas estão nos parabenizando muito e trabalhamos para isso, oferecer bons produtos”.

Feira - Alguns dos agricultores que participaram da feira na Mostra do Conhecimento oferecem mensalmente produtos agroecológicos por meio do projeto Sabores e Saúde, do IFF Bom Jesus. As encomendas são feitas via e-mail e o solicitante retira as aquisições na sede do projeto, no Campus Bom Jesus. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto.

Semanalmente acontece também a feira de produtos orgânicos de Bom Jesus, às sextas-feiras, na pracinha da Bíblia, das 6h às 12h.

Veja as fotos do evento na página do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus no Facebook.