CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Agroecologia

Feira de produtos orgânicos atrai participantes da VI Mostra do Conhecimento

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/09/2018 14h54, última modificação 27/09/2018 08h43
Participantes puderam conversar com produtores orgânicos de municípios da região e adquirir produtos certificados.
Feira Orgânica na Mostra do Conhecimento

Sebastião Campos e o sobrinho Afonso Júnior são produtores orgânicos de Bom Jesus do Itabapoana.

Novidade deste ano na Mostra do Conhecimento, a feira orgânica realizada na manhã desta quarta-feira, 19 de setembro, atraiu o interesse dos participantes do evento. Frutas, legumes, hortaliças, cereais, ovos, entre outros, foram oferecidos por produtores da região noroeste fluminense, proporcionando ainda a oportunidade de diálogo entre agricultores e o público presente.

Jorge Almeida, presidente da Associação dos Produtores Orgânicos do Extremo Norte Fluminense (Aproenf), acredita que a oportunidade traz visibilidade aos agricultores e estimula o consumo de alimentos orgânicos. “Mostrar os produtos certificados divulga o trabalho dos produtores, que trabalham em cooperação para oferecer alimentos livres de produtos químicos. O Campus Bom Jesus tem grande potencial para incentivar a agroecologia em nosso estado”, analisa.

A servidora do Campus Bom Jesus Rita de Cássia Carreiro passou pela feira e adquiriu agrião e serralha. Ela elogiou a iniciativa, destacando a oportunidade de troca de experiências. “Esse tipo de ação incentiva os alunos e servidores a consumirem produtos mais saudáveis. Também possibilita aos estudantes conhecerem a realidade dos produtores, e esses conhecem a instituição”, analisa. Além de consumidora, ela cultiva hortaliças orgânicas para consumo, como couve e temperos. Para ela, a prática garante alimentos saudáveis e serve de terapia.

Rita de Cássia Carreiro

Parceria - O Campus Bom Jesus já ofereceu aos produtores, por meio de parceria firmada há dois anos com a Aproenf, cursos de capacitação em áreas como produção de mudas e processamento de vegetais. Atualmente, 33 agricultores de Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, Porciúncula e Natividade fazem parte da Associação e o produtor Sebastião Campos é um deles. Único produtor de café orgânico em Bom Jesus, Sebastião fala com orgulho dos 11 anos de certificação na atividade. Estar no IFF, segundo ele, foi uma experiência marcante: “as pessoas estão nos parabenizando muito e trabalhamos para isso, oferecer bons produtos”.

Feira - Alguns dos agricultores que participaram da feira na Mostra do Conhecimento oferecem mensalmente produtos agroecológicos por meio do projeto Sabores e Saúde, do IFF Bom Jesus. As encomendas são feitas via e-mail e o solicitante retira as aquisições na sede do projeto, no Campus Bom Jesus. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto.

Semanalmente acontece também a feira de produtos orgânicos de Bom Jesus, às sextas-feiras, na pracinha da Bíblia, das 6h às 12h.

Veja as fotos do evento na página do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus no Facebook.