CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Festividade

Formandos do CTA celebram colação de grau

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/05/2017 16h00, última modificação 22/05/2017 20h17
Alunos, familiares e amigos se reuniram no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel para a cerimônia.
Colação de Grau do CTA

Doze alunos celebraram a conquista na noite de sexta-feira (19).

A densa chuva que caía sobre Bom Jesus do Itabapoana na noite da última sexta-feira (19) não ofuscou o brilho dos formandos da quarta turma do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA). Os doze novos cientistas de alimentos demonstraram suas emoções, que foram do alívio à gratidão por terem vencido mais uma etapa de muitas que sonham para o futuro profissional. Conduzida pela servidora Maria Márcia Gomes, a cerimônia foi declarada aberta pelo diretor-geral do campus, Carlos Freitas, que expressou sua alegria pelas conquistas da turma.

Os oradores Lucas Martins e Carolina Lepre emocionaram os colegas com um discurso que relembrou momentos cômicos com professores e homenageou os alunos presentes e aqueles que precisaram deixar o curso no meio da jornada, iniciada em 2013. “Devemos lutar pelo que acreditamos e não ter medo. Se um dia nos disseram que somos o futuro do Brasil, o maior desafio está começando agora e será salvar esse futuro”, aconselharam, incentivando a turma a serem idôneos em cada uma de suas futuras decisões profissionais.

Sheila Abrahão, coordenadora e professora do CTA, foi escolhida paraninfa dos formandos. Homenageando “a turma mais exagerada e dedicada com a qual já pôde trabalhar”, ela destacou os desafios e responsabilidades que enfrentarão, citando dados do desafio da fome e do desperdício no mundo, lembrando também do compromisso com a ética. “Ame seu trabalho mais do que a seus rendimentos e assim terão sucesso. Sejam autênticos e protagonistas”, encorajou. O patrono, Jorge Ubirajara, expressou sua satisfação em participar do desenvolvimento dos discentes, comparando-os a pedras preciosas. “Vocês chegaram aqui pedras brutas e, com o tempo, vocês próprios iriam se lapidar. Oferecemos as ferramentas, os métodos, e hoje vocês conseguiram isso. Tenho toda certeza do mundo que vocês irão brilhar”. Lúcia Lepre, mãe da oradora, ficou contente com tantos elogios: "ainda mais de pessoas que eu sei que sempre procuraram fazer o melhor pra eles", enfatizou.

As homenagens da noite não foram apenas aos formandos e professores. Krystal Soares falou em nome da turma sobre a gratidão a Deus, aos ausentes e, em especial, aos pais e responsáveis. Esses demonstraram todo orgulho e satisfação com aplausos, gritos, balões, placas e até apitos. "Agora pode casar", brincou um dos pais durante a entrega dos diplomas.

Também participaram da composição da mesa diretiva da sessão solene a diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais do IFFluminense, Juliana Vidigal, representando o reitor Jefferson Manhães de Azevedo; a diretora de Ensino, Emillly de Oliveira; e o diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Bom Jesus, Daniel Coelho.

Festividades – A programação de formatura começou com um culto ecumênico na sexta-feira (18) e terminou com um jantar de gala, oferecido pelos formandos no sábado (20). "Foram momentos em que pudemos comemorar com nossa família essa conquista, que não é só pessoal. Sei que a família de cada formando foi muito presente durante esses quatro anos e foi uma vitória para todos que estavam ali. Além da família, os amigos, que sempre compreenderam nossa ausência e se fizeram presentes nas comemorações", contou a formanda Carolina Lepre.

Veja mais fotos da colação de grau em nossa página no Facebook.